Acordo entre a Prefeitura de Florianópolis e a plataforma de aluguel prevê o compartilhamento de dados para auxiliar o planejamento de políticas públicas
A Prefeitura de Florianópolis fechou um acordo com o Airbnb, plataforma online de aluguel, para aprimorar o turismo. O serviço de hospedagem vai compartilhar informações sobre as tendências de viagem e fluxo turístico na capital catarinense. O termo foi assinado nesta segunda-feira (18).
As informações serão repassadas de forma agregada e anônima. Segundo a Prefeitura, os dados serão utilizados para auxiliar no planejamento, execução e monitoramento das políticas públicas municipais de turismo.
Acordo com Airbnb prevê iniciativas conjuntas entre prefeitura e plataforma
A parceria também contempla iniciativas conjuntas entre a plataforma e a administração pública, que podem incluir a criação de conteúdos digitais, campanhas de divulgação e projetos como o Rotas Airbnb.
O Rotas identifica as atrações mais representativas e interessantes dos destinos, disponibilizadas em uma página pública. O projeto funciona como inspiração para viajantes que procuram uma nova forma de se conectar com um local.

“O acesso aos dados e o apoio em ações de promoção nos permitirão planejar e executar estratégias mais eficazes, beneficiando toda a cadeia do turismo e a economia local”, avalia Topázio Neto, prefeito de Florianópolis.
Fiamma Zarife, diretora-geral do Airbnb na América do Sul, destaca que os dados da plataforma apontam que a capital catarinense está entre os 25 destinos em alta no mundo neste ano.

“Essa iniciativa contribuirá também para um impacto perceptível na economia local, com a geração de oportunidades não só para anfitriões, mas para toda a cadeia que conta com o potencial turístico da cidade para impulsionarem seus negócios e gerarem empregos”, destaca a diretora.