Com 35 grupos inscritos, o Galegão virou palco dessa iniciativa pioneira da 40ª Oktoberfest Blumenau, resgatando e celebrando
O Festival de Danças Germânicas, uma das grandes e mais aguardadas novidades da 40ª Oktoberfest Blumenau, estreou no Galegão nesta segunda-feira, dia 13, resgatando e celebrando tradições. Com a expectativa nas alturas, os grupos aguardavam ansiosos pelo início das apresentações. O evento é um marco da maior parceria cultural já realizada em Santa Catarina, unindo a maior festa alemã das Américas com o maior festival de danças do mundo, o renomado Festival de Dança de Joinville. Essa união reforça o compromisso da Oktoberfest Blumenau em valorizar o intercâmbio artístico e a cultura germânica. O concurso reúne 35 grupos de diversas regiões de Santa Catarina, que competem nas categorias Adulto, Sênior, Duo de Valsas, Rheinländer e Schuhplattler.
O festival está dividido em duas perspectivas principais. Na Cultural, que ocorre entre os dias 13 e 15 de outubro, o foco é o resgate das tradições e o destaque da dança, com categorias para grupos adultos (mínimo 12 integrantes, idade mínima de 18 anos), grupos sênior (mínimo 10 integrantes, idade mínima de 60 anos) e a modalidade Schuhplattler, tanto coletiva (mínimo seis integrantes, idade livre), quanto solo (maiores de 18 anos).
Já na Cênica, prevista para os dias 20 a 22, a dança germânica é tratada como arte e espetáculo, com maior liberdade coreográfica, incluindo as categorias de dança coletiva, além dos concursos de Valsas e Rheinländer em duplas.
O presidente da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí, Arnaldo Nazário, fala da expectativa do evento. “Esse é o primeiro festival de dança germânica do país e ter esse protagonismo dentro da Oktoberfest é maravilhoso, ainda mais em uma edição histórica”, celebra.
Guilherme Henrique Tay, coordenador de dança do Freundschaft Folkstanz Group, de Blumenau, diz que o grupo existe há 32 anos, e que a expectativa para dançar no festival está enorme. “Estamos muito alegres e animados. Hoje apresentamos a dança ‘Milrad’, que faz bastante barulho, e espero que os jurados avaliem positivamente a nossa apresentação”, comenta.
O casal Laurinda Batista e Benedito de Paula se apresenta pelo Trachtenverein Eintrachta, da Sociedade Serrinha, da Vila Itoupava, revelou que: “Queremos ganhar, que é o auge, então estamos eufóricos.”
Mas há quem veio para conferir as apresentações. Charles Paulo Gutz trouxe a esposa e a filha. “Tanto eu quanto a minha esposa já participamos de grupos folclóricos, inclusive nos conhecemos através de um. Nós fazemos parte dessa cultura, da tradição germânica e estamos hoje torcendo pelos amigos que fazem parte do Clube 25 de Julho”, acrescenta.
Para Véra Lúcia Limas é tempo de recordar. “Eu participei de todas as edições da Oktoberfest e sempre vestida com traje típico. Eu me lembro do Galegão dos anos 1980, que na época apresentava os grupos folclóricos em um local bem simples, e ver toda essa decoração hoje é maravilhoso. Estou encantada pelo ambiente e pelo festival, já que eu gosto muito de dança. Vim para prestigiar, aplaudir e incentivar os grupos”, diz.
Premiação e futuro em Joinville
Além da emoção do palco, a competição é levada a sério. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus, e os grupos vencedores de cada modalidade garantirão um prêmio em dinheiro e, o mais importante, a participação nos Palcos Abertos do 43º Festival de Dança de Joinville em 2026, solidificando o valor artístico e cultural da iniciativa.
Sobre a Oktoberfest Blumenau
Neste ano, a Oktoberfest Blumenau irá celebrar a 40ª edição, que ocorre entre os dias 8 e 26 de outubro de 2025. O evento tem a Spaten como cerveja oficial. Os demais patrocinadores que fazem parte desta edição são: Bradesco, Reals Bet, Intelbras, Unifique, Cielo, Havan, Veolia, Porto, Nacional Gás, Fort Atacadista, Karsten, Unimed Blumenau, Vanish, Ventisol, Segalas, Smurfit Westrock, Bem Brasil, Hemmer, Cartão Elo, Mili, Fazzenda Park Resort, Stuttgart Porsche, Closeup, Koerich, Cia Hering, Tecnogera, LineartHP, Tereos e Ipel, Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina e Estado de Santa Catarina. Conta ainda com a Perto Digital, parceira da acessibilidade e a Imply como tiqueteira oficial. O Evento é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura através do Ministério da Cultura e Governo Federal. Também conta com o apoio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC através da Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos on-line pelo site oficial do evento.
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros
Assistente de comunicação: Guilherme Peters