Festival de Dança de Joinville 2025: programação, ingressos e novidades

O 42º Festival de Dança de Joinville, um evento de grande importância no cenário artístico, acontecerá de 21 de julho a 2 de agosto de 2025. Reconhecido mundialmente pelo número de participantes e por ser o mais antigo do Brasil com realização ininterrupta, o Festival de Dança de Joinville busca ampliar seu papel como um espaço de discussão sobre temas relevantes para a dança no país, mantendo sua tradição de vitrine para talentos nacionais e internacionais.

Entre as novidades desta edição, destaca-se a inauguração do Museu da Dança, um espaço dedicado à memória e à experimentação, único na América do Sul e um dos cinco no mundo. O Festival de Dança de Joinville também abre espaço para os musicais, com a primeira edição do Festival de Teatro Musical, uma mostra competitiva para artistas que dançam, cantam e interpretam.

A tecnologia nos espetáculos também será tema central, com discussões sobre o uso de Inteligência Artificial na dança. Além disso, produtores culturais poderão participar de palestras e rodas de conversa, vivenciando o maior festival de dança do mundo por dentro. O presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz, destaca a preocupação com o legado do evento, incentivando artistas a buscarem a excelência e aproveitarem a imersão em Joinville para aprender e se desenvolver.

A Noite de Abertura do Festival de Dança de Joinville apresentará “O Lago dos Cisnes” pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com remontagem de Vladimir Vasiliev. A Noite de Gala contará com o Balé da Cidade de São Paulo e o espetáculo inovador “Réquiem SP”. Espetáculos paralelos incluem “AmazôniA”, do Grupo de Dança DC – Dissídio Coletivo, e “Terezas”, da Cia de Dança Anderson Couto.

A programação competitiva inclui a Mostra Competitiva, o Festival Meia Ponta e o Festival 40+, além do Festival da Sapatilha nos Palcos Abertos. Para 2025, foram aprovadas 4.605 coreografias de grupos de diversos estados brasileiros e de países como Paraguai, Equador, Portugal e México. Os ingressos estão à venda no site do Instituto Festival de Dança de Joinville.

O Museu da Dança de Joinville, inaugurado em 21 de julho, oferece um espaço para reflexão e experimentação, com um teatro para 200 pessoas e um acervo de memórias da dança. A exposição “A Dança como Linguagem e Reinvenção da Presença” destaca a interatividade e a imersão em quatro núcleos: natureza, tecnologia, espetáculo e memória.

O Festival de Teatro Musical, com consultoria artística de Fernanda Chamma, é uma nova mostra com premiação para participantes a partir de 10 anos. O projeto Falar em Dança promove debates sobre arte, tecnologia e inteligência artificial, com o tema “E aí, IA?”. A programação didática oferece 190 opções de aulas com professores renomados, além de audições para escolas e companhias internacionais.

Durante o Festival de Dança de Joinville, os Palcos Abertos recebem apresentações gratuitas em diversos locais. A programação inclui aulas de dança gratuitas, o Encontro das Ruas, o Dance Parade e a Feira da Sapatilha.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Paratletas de Blumenau conquistam 37 medalhas

Delegação blumenauense finalizou o evento na terceira colocação geral Blumenau foi destaque no Open Internacional…

Bombeiros correm atrás de homem em surto no Centro de Brusque

Um homem em surto chamou atenção de moradores do Centro de Brusque, na tarde desta…

Festival de Dança de Joinville 2025: programação, ingressos e novidades

O 42º Festival de Dança de Joinville, um evento de grande importância no cenário artístico,…