Florianópolis recebe, entre os dias 26 de maio e 1º de junho, a sexta edição do Festival Confrailha Blues. Com uma programação gratuita, o evento reúne grandes nomes do cenário nacional e internacional, além de promover uma série de atividades culturais, como palestras, pocket shows, mostra de cinema e uma inédita exposição de guitarras icônicas do blues.
Continua depois da publicidade
O evento acontece em diversos pontos da cidade, mas as atrações principais estão centralizadas no Jurerê Open e no Teatro Ademir Rosa (CIC). O festival é uma celebração ao ritmo musical que nasceu nos Estados Unidos e influenciou toda a música popular do século XX, contribuindo para a formação do jazz, soul e rock, entre outros gêneros.
A proposta da edição de 2025 é ampliar o alcance do festival, através da integração de espaços urbanos ao evento com os “palcos blues corner”, que levam a música ao cotidiano da cidade em diversos pontos, como restaurantes, cafés e outros variados locais de encontro espalhados pela capital catarinense. Em cada um deles, acontecerão pocket shows em horários variados.
— A ideia é surpreender o público e fazer o blues surgir em momentos inesperados, em lugares comuns. Queremos aproximar o gênero das pessoas e ocupar os espaços urbanos com cultura — explica Cris Ferreira, organizador do evento.
A programação musical conta com artistas de grande renome mundial, como os guitarristas Kirk Fletcher, dos Estados Unidos, e Artur Menezes, do Brasil, além das cantoras Keeshea Pratt, também dos EUA, e Samantha Antoinette Smith, do Reino Unido. Talentos nacionais também estarão presentes, com destaque aos músicos de Florianópolis Cris Ferreira, Papa Swamp, Augusto Bon Vivant e Isa Buffon.
Continua depois da publicidade
Eles se juntam a nomes como Leo Maier, de Blumenau, Ale Ravanello, de Porto Alegre e Kasia Miernik, da Polônia, no espetáculo Confrailha Blues in Concert. A apresentação, que acontece no Teatro Ademir Rosa, terá o diferencial de incluir uma formação sinfônica em apoio aos músicos no palco, unindo o erudito ao popular.
Uma das grandes novidades deste ano é a mostra de guitarras icônicas do blues. Através de fotografias, vídeos e música, a exposição mostra ao público os instrumentos que marcaram época e os artistas que ajudaram a popularizar o gênero.
O público poderá visitar o espaço em paralelo aos shows, além de participar de palestras com músicos convidados. A proposta é que eles compartilhem histórias e experiências sobre na música, e ainda, refletir sobre a relevância do blues no cenário atual.
— Agora é colocar na agenda e acompanhar o desenrolar da divulgação nas redes sociais do Confrailha Blues e na sua homepage. Florianópolis com suas belezas naturais, gastronomia e hospitalidade estará mais uma vez afinada no tom do melhor do blues — afirma Cris Ferreira.
Continua depois da publicidade
Democratizar o acesso à música
Os principais objetivos do festival são valorizar artistas de todas as regiões do mundo e democratizar o acesso à cultura e à música. Por isso, a gratuidade da programação é um dos pilares do evento, que é viabilizado por meio de leis de incentivo e parcerias com instituições públicas e privadas.
O projeto é patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Cultural Franklin Cascaes, com apoio do Jurerê Open, Pride Music Shop, apoio cultural do IL Campanario Villaggio Resort e Habitasul Empreendimentos Imobiliários. Também conta com o incentivo estadual do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com as empresas incentivadoras Hiper Select, Cassol Centerlar, DVA BYD, Unilar, Primor Orgânicos e Macnica DHW.
Evento já faz parte do calendário cultural
Ao longo das edições, o Confrailha Blues se consolidou como um dos mais relevantes festivais do gênero no Brasil. Com grandes nomes, o festival contribui para conectar artistas com o público, além de promover a celebração e cultivo da história musical.
Para o público, o festival é uma oportunidade de mergulhar em uma sonoridade rica, que influenciou gerações e ainda se mantém atual. A programação completa com horários e locais será divulgada no início de maio.
Continua depois da publicidade
Serviço
- O que: Festival Confrailha Blues 2025
- Data: 26 de maio a 1º de junho
- Locais: Jurerê Open (Plataforma 1), Teatro Ademir Rosa (CIC) e outros espaços da cidade
- Programação gratuita