A Lua é um satélite que orbita a Terra e o Sol ao mesmo tempo em movimentos de revolução e translação, respectivamente. Esse processo corresponde ao ciclo lunar e dura cerca de 29,5 dias. Em cerca de uma semana, o satélite entra em uma fase diferente. São elas: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Nesta terça-feira (29), a Lua entra na fase Nova.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Fase da Lua hoje: 29/05/2025
Nesta terça-feira (29), a Lua está na fase Nova. Nessa fase, quase não conseguimos ver a face iluminada do satélite daqui da Terra, que nesra terça está com apenas cerca de 2% de visibilidade. Essa fase segue até o mês seguinte, quando torna-se Lua Crescente no dia 4 de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Continua depois da publicidade
Calendário Lunar de final de Abril e Maio
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as datas de cada fase da lua em maio são:
- Lua Nova: começou dia 27 de abril de 2025 às 16h31
- Lua Crescente: inicia no dia 4 de maio de 2025 às 10h51
- Lua Cheia: inicia no dia 12 maio de 2025 às 13h55
- Lua Minguante: inicia no dia 20 de maio de 2025 às 08h58
- Lua Nova: inicia no dia 27 de maio de 2025 às 00h02
As fases da Lua
A Lua é um satélite e, consequentemente, não tem luz própria, como é o caso de estrelas. Nesse sentido, a lua brilhante que vemos a partir da Terra corresponde ao reflexo da iluminação do Sol em uma face aparente da Lua, sempre em relação ao nosso ponto de vista terrestre. Assim, o movimento de revolução e translação que ela realiza em torno da Terra e Sol é o que possibilita as fases da Lua.
Continua depois da publicidade
Além das quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, há outras quatro fases intermediárias da Lua: Quarto Crescente, Crescente Gibosa, Minguante Gibosa e Quarto Minguante. O ciclo lunar sempre começa e termina a partir da Lua Nova, seguindo a sequência abaixo.
Todas as fases da Lua
- Lua Nova
- Lua Crescente
- Quarto crescente
- Crescente gibosa
- Lua Cheia
- Minguante gibosa
- Quarto minguante
- Lua Minguante

A Lua nova não é aparente da Terra porque sua face iluminada está oposta ao planeta. (Foto: Getty Images)

A Crescente gibosa é outra fase intermediária da Lua, que antecede a fase Cheia. (Foto: Getty Images)
Continua depois da publicidade
Lua Nova
A Lua Nova corresponde ao início do Ciclo Lunar e não é visível do ponto de vista da Terra. Isso porque, a face do satélite que está visível para o planeta é a face oposta a que está iluminada pelo Sol.
Lua Crescente
A Lua Crescente é o momento que a face iluminada da Lua começa a ficar visível da Terra. Ela antecede a Lua Nova e apenas uma faixa do satélite fica visível. Após a Lua Crescente vem duas fases intermediárias: a Quarto crescente e a Crescente gibosa.
Lua Cheia
Após a Crescente gibosa, a Lua atinge a fase Cheia. Este é o momento em que o satélite está no seu ponto mais visível da Terra. Ou seja, sua face iluminada é a mesma direcionada ao planeta.
Continua depois da publicidade
Lua Minguante
Na continuação do movimento de revolução e translação, a Lua Minguante é quando a parte visível do satélite diminui, ficando apenas uma faixa. Essa fase antecede a Lua Nova, quando o Ciclo Lunar reinicia.
Leia também
As diferenças entre eclipse lunar e solar
Daltônicos são menos “frescurentos” com comida; entenda o motivo
Além de “Mania de Você”, relembre as músicas de Rita Lee que viraram abertura de novelas