O Sul de Santa Catarina é uma região privilegiada. Em meio à Serra e ao mar, são inúmeras atividades que atraem turistas de todo o Brasil. Dentre as atrações, estão passeios de trem, visitas aos cânions, além das gigantes dunas, no Litoral, que proporcionam esportes radicais para toda a família.
Os passeios de trem, por exemplo, são uma verdadeira imersão à história. Eles são promovidos pelo Museu Ferroviário de Tubarão e se tornaram um importante hub do turismo na região. Uma locomotiva alemã, de 1954, com seis vagões, percorre os trilhos da FTC (Ferrovia Tereza Cristina).
Essa atração, oferecida há cerca de cinco anos, normalmente parte de Tubarão. Também existem rotas com saída de Criciúma que levam a Siderópolis e a Urussanga. Trata-se do Expresso Belluno e do Expresso Goethe. Confira todos os pacotes disponíveis aqui.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Expresso Goethe é uma das experiências únicas em SCFoto: Prefeitura de Urussanga/Divulgação/ND MaisA maria-fumaça percorre o trajeto a uma velocidade média de 30 km/h, o que leva a um consumo de cerca de 12 mil litros de água e quase duas toneladas de lenha. São aproximadamente 250 lugares e 30 profissionais que dão suporte aos turistas ao longo da atividade.
Experiências únicas em SC: veja os expressos oferecidos:
- Expresso Belluno – Criciúma x Siderópolis
- Expresso Goethe – Criciúma x Urussanga / Tubarão x Urussanga
- Expresso Anita – Tubarão x Laguna
- Expresso Baleia-Franca – Tubarão x Imbituba
- Expresso Colonial – Tubarão x Jaguaruna
- Expresso de Natal – Tubarão x Jaguaruna / Tubarão x Siderópolis
Já para quem busca contato direto com a natureza. é possível explorar trilhas que levam aos cânions, no Extremo Sul de Santa Catarina, como Jacinto Machado, Praia Grande e Timbé do Sul. As trilhas exigem acompanhamento de guia e o uso de calçados adequados.
Alguns dos cânions mais conhecidos são:
Cânion Itaimbezinho, em Praia Grande, está dentro do Parque Nacional Aparados da Serra, um dos patrimônios naturais de SCFoto: Guilherme Mainieri/ND MaisO Cânion Itaimbezinho, localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, é uma atração turística que fica entre SC e RS. Com aproximadamente 5,8 km de extensão, majestosas paredes rochosas se elevam a altitudes superiores a 700 metros. Confira os ingressos aqui.
Cânion Fortaleza faz parte do Parque Nacional da Serra GeralFoto: Prefeitura de Cambará do Sul/ND MaisO Cânion Fortaleza é uma das maiores formações geológicas do Brasil e da América Latina, e se situa no Parque Nacional da Serra Geral. Com cerca de 7,5 quilômetros de extensão, ele se caracteriza pelos imponentes paredões de basalto, com altitudes que chegam a cerca de 800 metros. Confira os ingressos aqui.
Cânion Malacara em Praia GrandeFoto: Arquivo Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul/ND MaisO Cânion Malacara faz parte do complexo do Parque Nacional da Serra Geral e possui piscinas naturais, acessíveis pela cidade de Praia Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina. A entrada para o local é rústica e a trilha é moldada conforme as leis da natureza.
Dunas enormes para quem gosta de esportes
Agora, para quem prefere o litoral, opções não faltam! Além do próprio mar, que é uma atração natural à parte, existem inúmeras atividades esportivas que também chamam a atenção dos visitantes. Em Laguna, no Farol de Santa Marta e em Araranguá, no Morro dos Conventos, as dunas proporcionam inúmeros momentos de lazer.
Dunas em Laguna proporcionam esportes para toda a famíliaFoto: Reprodução/Prefeitura de Laguna/NDNas duas localidades, as pessoas podem praticar o sandboard, ou seja, descer as dunas com uma prancha parecida com a de snowboard, e o “skibunda”, que consiste em deslizar a areia sentado no mesmo objeto.
Neste caso, há moradores e estabelecimentos que alugam a prancha ou, se o visitante preferir, pode levar a própria. É importante dizer que, no fim do dia, é ainda mais especial de fazer o esporte, uma vez que o pôr do sol contribui para um cenário mais cinematográfico.