Natural de Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, o cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner é um dos brasileiros aptos a votar em um conclave para eleger o novo Papa. O catarinense tem 74 anos, e se enquadra nas regras da igreja católica, que permite a cardeais de até 80 anos votar. Atualmente ele é arcebispo de Manaus, no Amazonas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Com a notícia da morte do Papa Francisco, aos 88 anos, começou a ser especulado os nomes para assumir o cargo de pontífice nos próximos anos. Segundo Dom Leonardo, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (21), uma assembleia geral de bispos brasileiros deve ser realizada em breve. Esta reunião é tradicional antes da eleição e deve acontecer dentro dos próximos 20 dias.
— Eu devo ser convocado para participar da eleição, uma vez que sou cardeal eletivo. Certamente também receberemos o convite para participar das cerimônias do sepultamento — afirma o bispo.
Steiner ainda agradeceu ao Santo Padre da Igreja Católica pela relação dele com o estado do Amazonas, onde atua como arcebispo. Francisco foi quem nomeou o bispo natural de SC como cardeal.
Continua depois da publicidade
— O Papa nos alertou tanto a cuidar da natureza, e nós somos profundamente agradecidos por que o Papa Francisco tinha um carinho tão grande pela Amazônia, o pulmão da terra. Cada vez que nos encontrávamos ele me perguntava ‘e a nossa Amazônia, como vai?’. Ele sempre se demonstrava muito preocupado — completou Steiner.
Quem é Dom Leonardo Steiner
Anunciado em 2022 pelo Papa Francisco como cardeal da Igreja Católica, Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, na diocese de Criciúma. Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 1976 e foi ordenado sacerdote em 1978.
Em 2020, ele tomou posse como Arcebispo de Manaus (AM) e foi o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Steiner também atuou como bispo auxiliar de Brasília e foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Continua depois da publicidade
O cardeal estudou teologia nos Franciscanos de Petrópolis e é bacharel em filosofia e pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Em Roma, na Pontifícia Universidade Antonianum, obteve licenciatura e doutorado em filosofia.
Além de Steiner, outros dois bispos catarinenses estão na lista. São eles Dom Jaime, de 64 anos, e João Braz de Aviz, de 77 anos.
Leia também
Quem são os cardeais catarinenses que podem participar do conclave e eleger o novo papa
Quem são os cardeais cotados como possíveis sucessores do papa Francisco
Veja onde o papa Francisco será enterrado
Quando começa a escolha do novo papa? Entenda o cronograma da Igreja após a morte de Francisco