• Home
  • Geral
  • Estrelado por Wagner Moura, críticos elogiam “O Agente Secreto” e apontam chance de Oscar

Estrelado por Wagner Moura, críticos elogiam “O Agente Secreto” e apontam chance de Oscar

O Agente Secreto marca a primeira colaboração entre Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura (Foto: Divulgação)

A estreia de “O Agente Secreto” no circuito internacional de cinema tem sido bem recebida pela crítica especializada. No Festival de Cannes, na França, onde o filme estreou, a produção foi premiada com o troféu da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). Kleber Mendonça Filho recebeu a premiação de Melhor Diretor, e Wagner Moura, que estrela o longa, levou o prêmio de Melhor Ator.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Ao NSC Total, Gabriel Jacome, diretor de conteúdo da TV Globo e membro da Academia Internacional  de Televisão Artes e Ciências do Emmy, pontuou a importância do retrato feito pelo longa dos anos 1970 no Brasil, e de como a ditadura militar impactou também a vida de pessoas fora do círculo político. Jacome assistiu ao filme no último domingo (18), em Cannes.

— O filme foi muito bem recebido, foram mais de 10 minutos de aplausos de pé, foi um filme que repercutiu muito, não só pela sua história, que é muito poderosa, mas pela atuação de Wagner Moura nesse seu retorno, a atuação em português. Ele passou os últimos anos trabalhando só com a língua inglesa, e é um filme de retorno dele. Mas [repercutiu] também pela maturidade de Kleber Mendonça Filho, que chegou a atingir o seu auge. É um cineasta que tem um domínio total da linguagem e trabalha tanto o texto quanto a atuação de atores de uma maneira muito singular, o que chama muito a atenção do mercado — disse o diretor de conteúdo da TV Globo.

Sobre a possível indicação a um Oscar (como previu a BBC, por exemplo), Jacome disse acreditar em “O Agente Secreto” como o representante brasileiro “com mais chances nas próximas premiações”.

Continua depois da publicidade

O que diz a crítica internacional

A BBC comparou o drama policial ambientando nos anos 1970 com “Ainda Estou Aqui”, que retrata a mesma época, em que o Brasil vivia uma ditadura militar. Diferente do vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, no entanto, o longa de Kleber Mendonça Filho “compensa com excitação o que lhe falta em sutileza”, segundo a BBC, que deu quatro estrelas ao filme.

A agitação e os elementos cruéis do longa, como uma perna humana encontrada na barriga de um tubarão, e as explosões, são elementos que fazem a crítica comparar o brasileiro a Quentin Tarantino, reconhecido por não maneirar na violência em suas obras.

No Rotten Tomatoes, plataforma que reúne diversas críticas do mundo todo, a nota de “O Agente Secreto” é de 95% de aprovação, com base em 22 resenhas.

A revista Variety elogia a “capacidade notável [de Mendonça Filho] não apenas de recriar, mas de nos transportar de volta àquela época, com seu calor opressivo e paranoia”. A publicação compara novamente a obra do pernambucano à de Walter Salles, o que se torna quase um padrão, considerando a proximidade que as duas produções, ambas brasileiras, ganharam notoriedade internacional.

Continua depois da publicidade

Já o The Hollywood Reporter escreveu: “Apesar de seus floreios humorísticos e personagens cômicos, “O Agente Secreto” é um filme profundamente sério sobre uma época dolorosa do passado brasileiro”, relembrando mais uma vez se tratar, apesar dos elementos cômicos e absurdos (como a perna no estômago de um tubarão), de um thriller político ambientado em plena ditadura militar brasileira. A publicação ainda conclui: “Certamente um dos melhores filmes do ano”.

Leia também

Florianópolis vira cenário de filme policial com ator catarinense premiado em Los Angeles

“Salas de cinema formam caráter do filme”, diz Kleber Mendonça Filho após prêmio em Cannes por filme com Wagner Moura

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

T-Rex Handebol avança às finais da Liga SC Mirim

O T-Rex Handebol alcançou uma grande conquista ao se classificar para as finais da Liga…

22 de outubro de 2025

22 de outubro de 2025 – Jornal do Médio Vale …

foi um prazer representar o Quadricolor

O técnico Bernardo Franco anunciou a sua saída do comando do Brusque. Ele assumiu o…