O bloco SOS Saúde abriu a semana de Carnaval de Florianópolis com a expectativa de ter levado ao menos 60 mil pessoas às ruas nesta quinta-feira (27). Também conhecida como “Enterro da Tristeza”, a festa encheu o centro da Capital com foliões que aproveitaram a noite ao som do trio elétrico.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Apesar do tradicional bloco de Florianópolis ter saído oficialmente por volta das 19h30min, a concentração do Enterro da Tristeza começou às 12h, na Avenida Hercílio Luz, no Centro da Capital. Durante toda a tarde desta quinta-feira, os foliões se preparam, embaixo do sol que beirava os 30°C, com muita música, samba e bebida, para dar a largada oficial do Carnaval do município.
Para o presidente do SOS Saúde, José Roberto Jacques, a expectativa para o bloco a era “a melhor possível”.
— Três trios elétricos percorrendo as ruas centrais de Florianópolis, Avenida Hercílio luz, Rua Anitta Garibaldi, Rua dos Ilhéus, passando em frente a catedral metropolitana, com destino a largo da alfândega — comentou ele ao NSC Total.
Continua depois da publicidade
Veja como foi o Enterro da Tristeza
A história por trás do bloco
O bloco SOS Saúde, ou “Enterro da tristeza”, foi fundado em 1982 por funcionários da antiga fundação hospitalar, que atualmente é a Secretaria do Estado de Saúde (SES). Na época, os organizadores tinham o objetivo de integrar os colaboradores da saúde no Carnaval de Florianópolis, mas, com o passar dos anos, o bloco se tornou algo muito maior.
Como funcionários “enterraram a tristeza” e criaram um dos maiores blocos de Florianópolis
Os protagonistas da festa são o Defunto, a Viúva, a Morte e o Padre. Em 2025, o evento contou, ainda, com a participação do Senhor “Coveiro”, que enterrou a tristeza e abriu caminho para a alegria e a animação.
Leia mais
Carnaval 2025: saiba como ficam os horários de transporte público em Florianópolis
Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, terá dia de folia exclusivo para as crianças