A Grande Rio, vice-campeã do Carnaval 2025 do Rio de Janeiro, informou nesta quinta-feira (6) que irá contestar os resultados dos desfiles deste ano. A polêmica acontece após a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) publicar o mapa de notas da apuração com um erro que poderia deixar a escola verde, vermelha e branca empatada no primeiro lugar com a Beija-Flor.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Durante as apurações dos resultados do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro a Grande Rio recebeu duas avaliações 9,9 no quesito bateria. Contudo, no mapa publicado pela Liesa nesta quinta-feira, uma das notas estava como “10”.
Por ter recebido dois 9,9, a Grande Rio perdeu um décimo no quesito, já que uma das notas foi descartada. Caso tivesse tirado três dez no quesito Bateria, a agremiação teria empatado com a Beija-Flor em primeiro lugar.
Segundo a Liesa, foi cometido um erro de digitação na nota da última jurada de Bateria no mapa publicado. A Grande Rio obteve duas notas 9,9 em Bateria.
Continua depois da publicidade
Em nota, a Grande Rio informou que vai “questionar todas as inconsistências durante a plenária oficial da entidade com as agremiações do Grupo Especial, que ocorrerá nesta sexta-feira”. A escola também disse que estará em busca de esclarecimento de todo e qualquer fato que possa impactar a transparência do nosso Carnaval”.
Veja a nota da Grande Rio na íntegra
O G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio, em nome de sua diretoria, informa que verificou no site oficial da Liga Independente das Escolas de Samba no Rio de Janeiro uma inconsistência de informação referente às notas do quesito bateria divulgadas durante a apuração do Grupo Especial. Durante o evento realizado na última quarta-feira, foi realizada a leitura de duas notas 9.9 e duas notas 10 para a nossa agremiação, diferente do publicado na tarde desta quinta-feira no site oficial da LIESA, onde constam uma nota 9.9 e três notas 10, sendo a última no quarto módulo de julgadores, concedida por Geiza Carvalho.
O fato interfere diretamente no somatório oficial de notas da apuração, que também foi divulgado de forma inconsistente no site oficial da LIESA – constando apenas uma nota 9.9 para descarte e um somatório de 29.9 pontos – e um somatório geral de 269.9 pontos. Com a nota divulgada, o somatório correto para o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio seria de 270,0 pontos, que igualaria a pontuação da coirmã Beija-Flor de Nilópolis e constataria um empate entre as escolas, sagrando ambas como campeãs do Rio Carnaval 2025.
Diante do fato, o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio informa que questionará todas as inconsistências durante a plenária oficial da entidade com as agremiações do Grupo Especial, que ocorrerá nesta sexta-feira. Desde já, reiteramos nosso total respeito à entidade, nossas coirmãs e, principalmente, à comunidadade e torcedores da nossa escola. Estaremos sempre em busca dos esclarecimentos de todo e qualquer fato que possa impactar a transparência do nosso Carnaval”.
Continua depois da publicidade
*Com informações do O Globo.
Leia mais
VÍDEO: Qual é a letra do Samba-Enredo da Beija-Flor de Nilópolis no Carnaval 2025
Ainda não acabou: Descubra 4 cidades onde ainda tem Carnaval