A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) aprovou nesta quinta-feira o pedido da prefeitura de Joinville para a contratação de US$ 99,2 milhões junto ao BID. O montante, equivalente a R$ 570 milhões, será utilizado em investimentos em ampliação da rede municipal de educação, inclusive em PPP inédita no setor. A reunião da Cofiex, ligada ao Ministério de Planejamento, foi a primeira com a participação de Joinville após a nova classificação no indicador Capag (Capacidade de Pagamento) – a nota anterior impedia o município de contratar novos financiamentos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A aprovação pela Cofiex é o primeiro aval para contratação de empréstimo internacional. Nas fases seguintes, está a avaliação pela Secretaria do Tesouro Nacional e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, antes de passar pela Casa Civil e Senado. A última etapa é de assinatura do contrato do financiamento. Os recursos serão utilizados para a construção de novos centros de educação e escolas e na PPP.
Pelo modelo de parceria, a iniciativa privada constrói novas unidades escolares e fica com manutenção por um período de tempo, ainda a ser definido. O investimento é remunerado pela prefeitura, além da participação em pelo menos parte das obras. Na PPP, podem entrar também serviços hoje terceirizados. O plano é de construção de 27 novas escolas e centros de educação infantil, com abertura de 20 mil vagas.
Antes da PPP, Joinville inicia novo contrato de manutenção da iluminação pública
Duas cidades de SC vão estudar nova ligação a partir da BR-101
Continua depois da publicidade
Por que foram utilizadas 230 toneladas de gelo nas obras da Ponte de Guaratuba
Ferryboat para “encurtar” distância de 35 km entre praias em SC pode levar mais tempo para ser implantado
Quando a PPP para construção de túnel submerso em SC deve ser lançada
Quando fica pronto viaduto na BR-280; quais serão os próximos
O que será feito no canal de navegação de acesso a complexo portuário de SC