A Lagoa do Peri, localizada no Sul de Florianópolis, é um dos destinos mais procurados da capital catarinense. O local é cercado pela Mata Atlântica e atrai quem busca tranquilidade em meio à natureza, especialmente durante a alta temporada.
Com trilhas, áreas para piquenique e aluguel de caiaques, o destino recebeu pela décima vez a certificação Bandeira Azul. O prêmio ecológico é concedido a praias, marinas e embarcações que seguem 38 critérios como qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços e educação ambiental.
Receba no WhatsApp as principais notícias da Grande Florianópolis Entre no grupo
O selo, válido para a temporada 2025/2026, garante a eficácia das iniciativas de conservação e recuperação ambiental da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis) nas unidades de conservação.
Refúgio de águas calmas na Lagoa do Peri
Conhecida pela tranquilidade das águas, o que acontece porque ela não é afetada pelas marés do oceano, a Lagoa do Peri oferece um local calmo para os visitantes. O ambiente é ideal para quem busca descanso, contato com a natureza e segurança para o banho.

Guarda-sóis coloridos preenchem a pequena faixa de areia com pessoas que aproveitam os dias de sol na maior lagoa de água doce da costa catarinense.
Além dos moradores de Florianópolis, o local recebe turistas de países vizinhos como Argentina e Uruguai, que costumam dominar as ruas e praias da cidade com o idioma espanhol.
Veja fotos da Lagoa do Peri
- Lagoa do Peri, em Florianópolis – Divulgação/PMF/ND
Foto 1 de 3
- Quem entra na Lagoa do Peri, entra numa praia Bandeira Azul – Leo Munhoz/ND
Foto 2 de 3
- Lagoa do Peri é a única praia com selo Bandeira Azul em Florianopolis – Leo Munhoz/ND
Foto 3 de 3
A lenda entre Lagoa do Peri e Lagoa da Conceição
A Lagoa do Peri tem uma história de amor proibido com a Lagoa da Conceição, de acordo com uma lenda contada pelos manezinhos da ilha. A história envolve o indígena Peri, filho de um cacique, e a bruxa Conceição.

As bruxas não aceitavam o romance de Conceição com um indígena, e a tribo de Peri também não aprovava a união. Apesar das contradições, eles mantinham encontros escondidos. Quando as bruxas descobriram, lançaram uma maldição sobre Peri, o transformando em uma lagoa de água doce.
A lenda ainda diz que o vínculo era tão forte que a Lagoa do Peri ficou com o formato de um coração. Conceição, ao ficar sem Peri, chorou tanto que suas lágrimas originaram a Lagoa da Conceição.