• Home
  • Geral
  • Eleições na Alemanha: quem são os candidatos favoritos e como o chanceler é definido

Eleições na Alemanha: quem são os candidatos favoritos e como o chanceler é definido

Candidatos favoritos nas eleições da Alemanha (Foto: Reprodução, redes sociais)

O próximo chanceler da Alemanha começa a ser definido neste domingo (23), quando os alemães vão às urnas para escolher, em eleições gerais antecipadas, os representantes do Bundestag, o Parlamento alemão. A votação iniciou às 4h no horário de Brasília e deve encerrar às 14h. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Candidatos favoritos nas eleições da Alemanha

Cerca de 61 milhões de alemães deverão dar dois votos: um para um candidato que represente seu distrito eleitoral e o segundo em um dos partidos que concorrem às eleições. Em linhas gerais, os eleitores escolhem um candidato, mas também votam em um partido. Quanto mais votos a legenda receber, mais cadeiras terá no Bundestag.

Continua depois da publicidade

Das 630 cadeiras do Bundestag, 299 são ocupadas pelos deputados eleitos diretamente em seus respectivos distritos. As outras 331 são distribuídas proporcionalmente ao número de votos que cada partido recebeu. Ou seja, quanto mais votos um partido obtiver, mais assentos ele terá no Parlamento.

Com o Parlamento formado, cada partido irá indicar um nome para a escolha do próximo chanceler e cabe ao presidente alemão escolher um dos candidatos. Após a escolha do presidente, os parlamentares realizam uma votação interna e secreta para decidir se o nome será aprovado ou não. Se eleito, o chanceler começa a formar o governo.

Quem são os favoritos nas eleições da Alemanha

Nesta eleição antecipada de 2025, os quatro principais candidatos são Friedrich Merz, do partido conservador União Democrata Cristã (CDU), Alice Weidel, do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda, e Robert Habeck, atual vice-chanceler e líder dos Verdes.

Todos vão concorrer em suas regiões ao cargo de congressista, com funções similares às de um deputado federal. São considerados líderes da disputa eleitoral por serem os nomeados dos partidos com a maior fatia das intenções de voto nas pesquisas.

Continua depois da publicidade

Leia também

Dez apostas sortudas de SC levam prêmios na Mega-Sena de R$ 120 milhões

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

9 de maio de 2025

9 de maio de 2025 – Jornal do Médio Vale …

Governo registra queda anual no desmatamento, mas vê pico atípico em abril

O desmatamento na Amazônia teve queda de 5% no período de agosto de 2024 a…

Luiza Trajano defende em Florianópolis varejo com lojas físicas e uso de IA

Presidente do conselho do Magazine Luiza foi uma das palestrantes no evento Acif 110 Anos…