Neste sábado (1°), acontece a eleição das mesas diretoras do Congresso Nacional. Serão escolhidos os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. O novo mandato da presidência do congresso tem duração de dois anos. Atualmente, o presidente da Câmara é Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Tanto no Senado, quanto na Câmara, a mesa diretora é composta por um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro secretários suplentes.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Para a Câmara, há, até agora, três candidatos, sendo os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Para vencer a disputa, é preciso de mais da metade dos 513 deputados votantes.
Já no Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE). Para conquistar o cargo, qualquer candidato precisa do voto de 41 senadores.
É importante destacar, conforme a Constituição Federal do Brasil, “em caso de impedimento ou vaga do Presidente e do Vice-Presidente da República, serão sucessivamente chamados ao exercício da presidência o Presidente da Câmara dos Deputados; o Presidente do Senado Federal; e o Presidente do Supremo Tribunal Federal”.
Nos bastidores da política, o deputado federal Hugo Motta e o senador Davi Alcolumbre são os favoritos para assumir as presidências.
Leia mais notícias
“Se tiver movimentação nós vamos conversar com os caminhoneiros”, diz Lula sobre possível aumento do diesel
Serviços de melhorias na ETA 3 de Blumenau ocorre neste domingo; região sul pode ter falta de água
Campanha de Blumenau arrecada 5 toneladas de doações para cidades do litoral atingidas pelas chuvas