Após duas vitórias consecutivas na Série C, o Brusque chega à última rodada com chances de retornar à segunda divisão no Campeonato Brasileiro. O jogo decisivo acontece neste sábado, 11, diante do Náutico, no estádio dos Aflitos, em Recife (PE), a partir de 17h.
O Brusque perdeu os três primeiros jogos da segunda fase da Série C, mas os triunfos em casa contra Guarani, por 3 a 2, e Ponte Preta, por 2 a 1, permitiram que o Quadricolor ainda sonhasse com o acesso.
Na história, Brusque e Náutico se enfrentaram sete vezes, com três vitórias do time pernambucano, três empates e um triunfo quadricolor. Na edição da Série C deste ano, o Timbu venceu no Augusto Bauer por 1 a 0 na segunda fase e, na primeira, houve empate sem gols em Recife.
Em relação ao último jogo, o técnico Bernardo Franco não terá novos desfalques. Robson Luiz, que estava suspenso, volta a estar à disposição. A lista dos desfalques tem Jordan, Álvaro, Lucas Moura, Robinho, Luizinho e Adriano, lesionados. João Veras e Alex Paulino, afastados por motivos extracampo, também estão fora.
Superação de limites
Após o duelo contra a Chapecoense pela Copa Santa Catarina, o técnico Bernardo Franco destacou o esforço de alguns jogadores, nomeadamente Olávio, Biel e Alex Ruan, que estariam jogando longe das condições ideais. “Temos superado os nossos limites”, destacou.
No grupo B, a Ponte Preta já está com o acesso garantido, com dez pontos. Guarani, com sete, Brusque, com seis, e Náutico, com cinco, lutam pela última vaga.
Para subir, o Brusque precisa vencer e torcer para o Guarani não vencer a Ponte Preta no Moisés Lucarelli. Em caso de empate em Recife, a combinação mais simples para que o Quadricolor suba seria uma vitória da Macaca por três gols de diferença sobre o Bugre.
“Sabemos que vamos enfrentar uma guerra, um time favorito ao acesso, mas já mostramos que temos condições. Esperamos comemorar o acesso”, destacou Bernardo.
A equipe chegou a Recife já na quinta-feira, 9. O Brusque deve começar com: Matheus Nogueira; Mateus Pivô, Éverton Alemão, Jhan Pool Torres, Alex Ruan; Jean Mangabeira, Bernardo, Clinton, DG; Guilherme Pira, Olávio.
Caldeirão
O Náutico chega à rodada final na lanterna da chave, mas terá casa cheia. A diretoria do Timbu fez promoção de ingressos e todos foram vendidos com antecedência.
O Timbu fez a terceira melhor campanha da primeira fase, com 36 pontos conquistados, apenas um a menos que o líder Caxias. Na segunda fase, iniciou com vitória sobre o Brusque, no Augusto Bauer, mas, desde então, conquistou apenas dois pontos em quatro jogos.
A combinação mais simples para que o Náutico suba é com vitória e derrota do Guarani. Caso o Bugre vença, o Timbu não tem chances. Em caso de empate no dérbi campineiro, o resultado mais simples para o acesso do time pernambucano seria uma vitória por quatro gols de diferença sobre o Brusque.
Fora dos últimos dois jogos por conta de uma lesão na coxa, o atacante Vinícius retornou aos treinos e deve iniciar o jogo. Reserva no empate contra o Guarani na última rodada, Paulo Sérgio, que marcou o gol do Timbu em Campinas, deve ganhar uma vaga entre os titulares.

O zagueiro Mateus Silva, que teve uma concussão, é dúvida. O time de Hélio dos Anjos deve ter: Muriel; Arnaldo, João Maistro, Carlinhos, Igor Fernandes; Wanderson, Vitinho, Lucas Cardoso; Vinícius, Igor Bolt, Paulo Sérgio.
Arbitragem
Não divulgada até o fechamento da edição.
Náutico x Brusque em tempo real
Acompanhe Náutico x Brusque com a descrição dos lances em tempo real em omunicipio.com.br. O pré-jogo começa às 18h30.
Assista agora mesmo!
Como era o cotidiano dos pacientes do antigo e já extinto hospício de Azambuja: