
Em pleno aniversário de 61 anos de Balneário Camboriú, Santa Catarina apresentou um avanço decisivo no uso da tecnologia para a segurança pública.
No sábado (19), um drone equipado com reconhecimento facial identificou um homem com mandado de prisão em aberto, que foi localizado e detido na Avenida Atlântica, por volta das 15h20, em ação rápida da Polícia Militar de Balneário Camboriú.


O suspeito foi capturado graças à integração entre o monitoramento aéreo com drones e o sistema urbano de vigilância por câmeras inteligentes, coordenados pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).
Após o alerta emitido pelo sistema, a equipe de motopatrulhamento do 12º BPM realizou a abordagem, confirmou a ordem judicial — referente a pensão alimentícia — e conduziu o homem ao Presídio da Canhanduba, em Itajaí.


Nada de ilegal foi encontrado com o suspeito no momento da abordagem, mas a identificação foi confirmada pelo cruzamento de dados faciais em tempo real com os registros da Justiça.
A prisão reforça o potencial da tecnologia como aliada das forças de segurança.


Tecnologia em ação
O sistema de reconhecimento facial por drones é uma das apostas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para ampliar a vigilância em locais de grande circulação.
Durante eventos públicos como o Carnaval de Florianópolis, a Festa Nacional do Pinhão e agora o aniversário de Balneário Camboriú, os testes têm se mostrado eficazes.
Os drones utilizados são da marca DJI, incluindo modelos Mavic 3 Enterprise Thermal e Matrice 30T Thermal, operados por policiais treinados.
A tecnologia capta imagens em tempo real e realiza o cruzamento automático com bancos de dados da SSP. Ao identificar um foragido, o sistema emite um alerta imediato para a equipe mais próxima agir.
“Santa Catarina será modelo em segurança digital”, diz governador
Durante a comemoração do aniversário da cidade neste domingo (20), o governador Jorginho Mello celebrou o sucesso da operação e reafirmou o compromisso do estado com a inovação no setor de segurança.
“Estamos investindo fortemente em tecnologia para proteger os catarinenses. O reconhecimento facial, aliado ao uso de drones, é um salto na eficiência do nosso policiamento. Santa Catarina caminha para se tornar referência nacional em segurança inteligente”, destacou o governador.
A meta do governo estadual é expandir o uso da tecnologia para os 60 municípios com mais de 26,5 mil habitantes, que concentram cerca de 70% da população e da criminalidade do estado.
Um investimento de R$ 40 milhões já foi anunciado para a instalação de mil câmeras fixas com reconhecimento facial integradas aos sistemas policiais e ao projeto “Bem-Te-Vi”.
>>LEIA TAMBÉM: PM intensifica combate ao tráfico em Balneário Camboriú e apreende mais de 26 kg de drogas
Avanço estratégico para o estado mais seguro do país
Santa Catarina tem se destacado nacionalmente pela queda nos índices de criminalidade, e o uso de tecnologia de ponta como o reconhecimento facial por drones amplia o alcance das ações preventivas e repressivas.
Para a SSP, a operação bem-sucedida em Balneário Camboriú representa um marco na integração entre tecnologia e segurança pública.
O episódio deste final de semana mostra que, além de inovação, o estado aposta em respostas rápidas, monitoramento inteligente e uso estratégico de recursos, reforçando seu lugar como referência nacional no setor.

