• Home
  • Política
  • Desempenho de Lula entre eleitores do Nordeste preocupa governo

Desempenho de Lula entre eleitores do Nordeste preocupa governo

A pesquisa Datafolha publicada nesta sexta (14) mostra que a aprovação do presidente Lula caiu 11 pontos percentuais em 2 meses e atingiu 24%, o menor valor dos três mandatos do petista. A queda de popularidade atinge grupos e regiões historicamente próximos de Lula.

A reprovação do petista também é recorde. 41% consideram o governo ruim ou péssimo, em dezembro eram 34%. Outros 32% avaliam a administração de Lula como regular. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No Nordeste, reduto eleitoral do petismo, Lula vê a aprovação desabar 16 pontos percentuais e chegar aos 33%.

Nas divisões por renda, o presidente perdeu popularidade em todos os grupos, especialmente entre pessoas que recebem até 2 salários mínimos.

A queda vem na sequência de uma série de crises no Planalto e de uma alta na inflação dos alimentos. O principal baque é decorrente da “crise do Pix”, quando uma onda de desinformação tomou as redes sociais.

Isso foi reflexo de um conjunto de regras que seriam implementadas pela Receita Federal em relação a transações acima de R$ 5 mil feitas pelo sistema de pagamentos. A repercussão negativa fez o presidente revogar a norma.

Em busca de solução, Lula promoveu mudanças na equipe de comunicação. Há um mês, Sidônio Palmeira tomava posse na Secom, a Secretaria de Comunicação. Sidônio prometia um choque no setor, centralizando declarações e aumentando a presença de Lula nas redes sociais.

No entanto, o governo ainda perde na disputa por interações nas mídias e ministros ainda falam sem orientação da secretaria.

A queda na popularidade acende um alerta no Planalto. Aliados veem a pesquisa como uma “bomba atômica” para o governo, que reconhece o momento difícil e promete mudanças. Sobre a possibilidade de tentar a reeleição, Lula deixou o caminho aberto.

“Agora, se eu vou ser candidato ou não, tem uma discussão com muitos partidos políticos, com a sociedade brasileira. Eu tenho 79 anos, eu tenho que ter consciência comigo mesmo, eu não posso mentir para ninguém e muito menos para mim. Se eu tiver com saúde, com energia… Se eu tiver legal e achar que posso ser candidato, eu posso ser candidato.”, afirmou o presidente.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

jogo da Série C 2025 em tempo real

Brusque x Figueirense Brusque x Figueirense Brusque: Matheus Nogueira; Mateus Pivô, Roberto, Maurício, Jhan Pool…

Identificado o corpo de jovem que caiu com carro em rio de Botuverá

Foi identificado como Luis Fernando Reis, o jovem de 18 anos que morreu após cair…

Timbó inaugura Mirante do Comércio e melhorias viárias na Rua Nicarágua – Misturebas News

Foi inaugurado na manhã deste sábado (05), o Mirante do Comércio, novo espaço localizado na…