As fortes chuvas que atingiram Gaspar, no Vale do Itajaí, durante a noite desta quinta-feira (13) resultaram em 17 ocorrências registradas pela Defesa Civil do município. Foram contabilizados 11 alagamentos, três quedas de árvores, dois deslizamentos de terra e um destelhamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Os bairros mais afetados foram Belchior Alto, Gaspar Alto e Alto Gasparinho, com um acumulado de 90mm de chuva nas últimas 24 horas. O Gaspar Grande também teve um alto índice pluviométrico, com 82mm registrados. A média geral de precipitação na cidade foi de 70mm.
Previsão para os próximos dias
A Defesa Civil do Estado alerta que, nos próximos dias, o tempo será marcado por calor e a possibilidade de temporais isolados. A previsão para esta sexta-feira (14) indica que, apesar da frente fria se afastar para o mar, ainda haverá nuvens no céu, o que favorece o aumento das temperaturas e a formação de áreas de instabilidade.
Os temporais, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e até queda de granizo, devem ocorrer especialmente no final da tarde e à noite. A Defesa Civil estima que o risco de alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos seja de baixo a moderado. Apesar da diminuição das temperaturas em relação aos dias anteriores, a previsão é de que as máximas ainda cheguem a cerca de 30°C em diversas regiões.
Leia mais:
Veja quais escolas da rede municipal de Blumenau não terão aula na tarde desta sexta-feira, por conta dos estragos da chuva
Perdeu a placa do seu carro durante os alagamentos em Blumenau? Confira o que fazer