O tempo para conclusão das obras de um suposto Contono do Morro dos Cavalos é o dobro da solução, ate então pacificada, de um túnel duplo naquela região da BR-101, em Palhoça. A opinião é do engenheiro civil Ricardo Saporiti, conhecido também pelos trabalhos de consultoria e análises de condições das estradas em Santa Catarina, e defensor da solução de dois túneis.
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— Nós estamos saindo de uma solução já pacificada pelo TCU, com projeto de engenharia e licenciamento ambientais prontos, para a estaca zero. Para uma ideia de Contono em que precisa começar do zero. Além dos valor estar subestimado (R$ 291 milhões), na minha opinião, é praticamente impossível começar uma obra dessas antes de 1,5 a 2 anos, pois precisa fazer as sondagens de terreno, realizar o projeto de engenharia e um licenciamento ambiental de uma área que fica em terra indígena, Parque das Serra do Tabuleiro e de bacias hidrográficas. Não consigo imaginar que seja possível completar essas etapas em menos de um ano e meio a dois anos, para só depois se pensar em executar a obra — explica.
Veja abaixo fotos do projeto de contorno no Morro dos Cavalos
Saporiti disse à coluna que o tempo de execução do Contorno ou de dois túneis é o mesmo. A grande diferença está no fato de que, no caso dos túneis, a atualização do projeto de engenharia e do licenciamento ambiental seria possível em até seis meses, enquanto que o Contorno é algo para entre 18 e 24 meses.
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Além disso, os índios já se manifestaram contrários à ideia do Contorno. Só aceitam os túneis.
Em termos de preço, cada túnel do Contorno da Grande Florianópolis teve preço estimado de R$ 400 milhões.
Quanto custa esperar dois anos a mais por uma solução para a desgraça na vida do pobre motorista que enfrenta o desafio do Morro dos Cavalos?
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