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Contorno do Morro dos Cavalos precisa superar 8 desafios

Morro dos Cavalos (Foto: Thiago Kauê, Secom, Governo de SC)

A proposta do governo do Estado de se fazer um Contorno do Morro dos Cavalos na BR-101, em Palhoça, precisa superar oito desafios. O engenheiro Civil Ricardo Saporiti, conhecido também pelos trabalhos de consultoria e análises de condições das estradas em Santa Catarina, é defensor da solução de dois túneis.

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Ele aponta dificuldades no licenciamento ambiental e na questão indígena para a construção do Contorno:

1) Impacto ambiental de solo, fauna, flora, entre outros.

2) A existência de Terra Indígena do Morro dos Cavalos e do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

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3) Bacias hidrográficas dos Rios Massiambu Grande e Massiambu Pequeno.

4) Grande extensão de solos moles no traçado da sugestão proposta.

5) Desconsiderar na proposta apresentada do Zoneamento do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Pest), que classifica aquela área como sendo uma Zona de Recuperação Ambiental, onde a Terra Indígena encontra-se sobreposta aos limites do Parque Estadual

6) Em 18/04/2008, através de Portaria da Funai, os limites da terra indiferente foram legalmente demarcados e seu domínios foram tidos como área indígena declarada. Pelas exigências legais, acredito ser muito difícil o licenciamento, porém, se conseguirem, pela experiência do túnel duplo, algo em torno de dois anos.

7) Com o desvio do tráfego da BR-101 para os potenciais túneis, aumentará a segurança e a conectividade no território indígena.

Veja fotos do Morro dos Cavalos em SC

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8) O valor estimado de R$ 291 milhões das obras propostas pelo governo do Estado aparenta ser subestimado: viadutos; implantação e pavimentação de subtrecho sobre solos moles; pontes sobre os Rios Massiambu Grande e Massiambu Pequeno; interseção com acesso à Praia dos Sonhos; interseção com traçado norte; restaurações ambientais e projetos executivos e licenças ambientais.

Por outro lado, também tem que ser levado em consideração os custos operacionais dos transportadores, uma vez que a extensão desse novo traçado proposto, será superior ao do potencial traçado pelo túnel duplo.

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