A proposta do governo do Estado de se fazer um Contorno do Morro dos Cavalos na BR-101, em Palhoça, precisa superar oito desafios. O engenheiro Civil Ricardo Saporiti, conhecido também pelos trabalhos de consultoria e análises de condições das estradas em Santa Catarina, é defensor da solução de dois túneis.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Ele aponta dificuldades no licenciamento ambiental e na questão indígena para a construção do Contorno:
1) Impacto ambiental de solo, fauna, flora, entre outros.
2) A existência de Terra Indígena do Morro dos Cavalos e do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Continua depois da publicidade
3) Bacias hidrográficas dos Rios Massiambu Grande e Massiambu Pequeno.
4) Grande extensão de solos moles no traçado da sugestão proposta.
5) Desconsiderar na proposta apresentada do Zoneamento do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Pest), que classifica aquela área como sendo uma Zona de Recuperação Ambiental, onde a Terra Indígena encontra-se sobreposta aos limites do Parque Estadual
6) Em 18/04/2008, através de Portaria da Funai, os limites da terra indiferente foram legalmente demarcados e seu domínios foram tidos como área indígena declarada. Pelas exigências legais, acredito ser muito difícil o licenciamento, porém, se conseguirem, pela experiência do túnel duplo, algo em torno de dois anos.
7) Com o desvio do tráfego da BR-101 para os potenciais túneis, aumentará a segurança e a conectividade no território indígena.
Veja fotos do Morro dos Cavalos em SC

Trecho do Morro dos Cavalos aguarda por solução há mais de 20 anos (Foto: Thiago Kauê, Secom, governo de SC)

Acidente com caminhão no último fim de semana reacendeu discussão sobre túnel (Foto: Eduardo Valente, Secom, governo de SC)

Projeto de túnel duplo é analisado pela ANTT, mas ainda não tem previsão para sair do papel (Foto: Fiesc, Reprodução)

Trecho é composto por vegetação e suscetível a acidentes e eventos extremos (Foto: Thiago Kauê, Secom, governo de SC)

Túnel e contorno viário são soluções sugeridas para o trecho (Foto: Thiago Kauê, Secom, governo de SC)

Caminhão tombou, pegou fogo e incendiou outros 24 veículos (Foto: Eduardo Valente, Secom, governo de SC)

Acidente voltou a interromper a rodovia entre domingo e segunda (Foto: Thiago Kauê, Secom, governo de SC)

Trecho ficou fechado esta semana novamente após fortes chuvas (Foto: Thiago Kauê, Secom, governo de SC)
Continua depois da publicidade
8) O valor estimado de R$ 291 milhões das obras propostas pelo governo do Estado aparenta ser subestimado: viadutos; implantação e pavimentação de subtrecho sobre solos moles; pontes sobre os Rios Massiambu Grande e Massiambu Pequeno; interseção com acesso à Praia dos Sonhos; interseção com traçado norte; restaurações ambientais e projetos executivos e licenças ambientais.
Por outro lado, também tem que ser levado em consideração os custos operacionais dos transportadores, uma vez que a extensão desse novo traçado proposto, será superior ao do potencial traçado pelo túnel duplo.
Leia Mais
Tilápia do Vietnã é ameaça à produção de SC após liberação de Lula
Tratamento de Parkinson obtém resultados promissores em pesquisa da UFSC