Praia do Rosa, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina, possui dois quilômetros de extensão e atrativos para quem busca sossego e contato com a natureza
Com apenas dois quilômetros de extensão, a Praia do Rosa, em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, é considerada um verdadeiro paraíso catarinense. O destino, que é cercado por morros verdes e lagoas, possui o cenário perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.
A Praia do Rosa é dividida entre o Rosa Sul, procurado por sufistas por proporcionar ondas mais fortes, e o Rosa Norte, cujas águas são mais calmas, ideais para famílias que querem relaxar. E, entre julho e novembro, a região conta com mais um diferencial: a visita das baleias-franca!
A espécie busca as águas mais quentes, nesta época do ano, para reprodução. Isso faz com que a localidade seja uma das únicas em que se pode ver os animais tão próximas da orla. Atualmente, Imbituba faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia-Franca.
A localidade possui fácil acesso, com trechos asfaltados e outros de estrada de chão, e está a 80 quilômetros da Capital de Santa Catarina, Florianópolis. O trajeto leva cerca de uma hora. Confira outras distâncias da Praia do Rosa:
- Criciúma: 119 km (1h30);
- Tubarão: 68 km (50min);
- Araranguá: 142 km (1h35);
- Porto Alegre: 385 km (4h15).

No Rosa Sul, duas trilhas levam para a Praia do Luz e para a Barra da Ibiraquera: uma pelo costão Sul e outro no final do Caminho do Rei, no Alto do Morro do Canto Sul.
A trilha que parte do Rosa Norte passa por quatro praias, mata verde e costões. O percurso dura em torno de três horas e conduz, nesta ordem, à Praia Vermelha, Praia do Ouvidor, Praia da Barra, até terminar na Praia da Ferrugem. Um dos destaques, a Praia Vermelha, é acessível apenas a pé.
Você sabe por que se chama Praia do Rosa?
Uma das curiosidades sobre a história da Praia do Rosa é que ela foi descoberta, na década de 70, por surfistas e hippies que buscavam boas ondas e um lugar tranquilo para lazer. Por sinal, outro fato interessante é o nome da localidade.
Na época em que começou a ser visitada, o paraíso catarinense precisava ser acessado por terrenos que eram de propriedade do pescador Dorvino Manoel da Rosa. Em referência e homenagem ao morador, os aventureiros passaram a chamar o local de Praia do Rosa.
Atividades ideais para praticar no “paraíso catarinense”
- Kitesurf;
- Yoga;
- Skydive;
- Mergulho;
- Surfe.
