É uma corda discreta, sem nada demais, mas que fará um importante papel de acompanhamento de movimentação de rocha em um ponto turístico de Balneário Camboriú, na Pedra do Ovo. Esse é o objetivo da instalação feita pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros na Avenida Rodesindo Pavan, na Praia de Taquaras.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp
Aos amantes da natureza e apreciadores do ponto turístico vai a mensagem tranquilizadora: segundo a Defesa Civil a medida é preventiva e foi tomada depois de uma avaliação de rotina. Não houve nenhuma movimentação recentemente que possa trazer preocupação.
O monumento sempre teve rachaduras e já foi monitorado em outros momentos, mas sem o auxílio de equipamento. O método foi sugerido por uma geóloga e consiste em ver, pelas marcações que existem na corda, se ela está esticando (ou seja, se as duas partes da pedra estão se afastando).
— Há marcações, e através delas sabemos se ocorreu algo mesmo que milimétrico. É preciso monitorar e a qualquer mínima movimentação devemos intervir. Faz parte do monitoramento da Defesa Civil, mas a população pode ficar tranquila, está tudo bem — garantiu a coordenadora de Prevenção a Desastres da Defesa Civil, Jhully Martins.
Continua depois da publicidade
A qualquer sinal de movimentação o órgão pode adotar outras medidas, como um reforço na base da pedra.
O formato da rocha justifica o nome, veja nas fotos abaixo:
A Pedra do Ovo
Leia mais
Aposta feita em Balneário Camboriú fatura R$ 1,2 milhão na loteria