Como receber reembolso do Airbnb

Plataforma garante reembolso integral ou parcial em casos de cancelamento, problemas de acesso ou falhas graves na hospedagem

É possível receber reembolso do Airbnb, desde que alguns critérios sejam seguidos – Foto: Reprodução/ND

Reservar uma acomodação por aplicativo pode ser prático e econômico, mas também está mais sujeito a decepções. Quando o que foi prometido não é entregue, surge a dúvida: como receber reembolso do Airbnb?

A plataforma possui uma política própria para lidar com problemas em reservas, que vai desde o cancelamento inesperado pelo anfitrião até situações em que o imóvel não corresponde ao anúncio.

Quando um hóspede pode receber reembolso do Airbnb?

1. Cancelamento antes do check-in

Se o anfitrião cancela a reserva antes da chegada, o hóspede tem direito a reembolso integral. Além disso, o Airbnb pode ajudar a encontrar uma nova acomodação semelhante, desde que haja disponibilidade na mesma faixa de preço.

Nesses casos, o valor pago costuma ser convertido automaticamente em crédito de viagem para facilitar a remarcação.

Hóspede insatisfeitoSe o anfitrião cancela a reserva antes da chegada, o hóspede tem direito a reembolso integral – Foto: Reprodução/ND

Mas o hóspede sempre pode pedir que o dinheiro volte diretamente para a forma de pagamento original. Se o crédito não for usado em até 72 horas, o valor é reembolsado de forma automática.

2. Problemas na estadia

Nem sempre os problemas aparecem antes da viagem. Quando o contratempo surge já na hospedagem, o Airbnb chama esses casos de “Problemas de Reserva”. Isso inclui situações como:

  • Anfitrião que não libera acesso ao imóvel;
  • Acomodação em condições precárias de limpeza ou higiene;
  • Riscos à segurança ou à saúde;
  • Diferença considerável entre o anúncio e o espaço real, seja no tipo de imóvel, no número de quartos ou até na localização;
  • Ausência de comodidades anunciadas, como piscina, ar-condicionado ou eletrodomésticos essenciais.

Se for constatado que um problema afetou a estadia, o hóspede pode receber um reembolso parcial ou total, ou ainda ter ajuda da plataforma para remarcar em outro local.

Segundo o Airbnb, a decisão vai depender da gravidade da situação, do impacto para o viajante e das provas apresentadas.

Qual é o prazo para solicitar o reembolso do Airbnb?

O pedido de reembolso deve ser feito em até 72 horas após a descoberta do problema. A recomendação é registrar tudo: fotos, vídeos, mensagens trocadas com o anfitrião ou qualquer evidência que comprove a falha.

Pessoa tentando receber reembolso do AirbnbO reembolso deve ser solicitado em até 72 horas – Foto: Reprodução/ND

No entanto, antes de acionar o Airbnb, o hóspede deve tentar resolver diretamente com o anfitrião. Se não houver acordo, é possível abrir a solicitação pela Central de Resoluções da plataforma.

Em casos excepcionais, quando não for possível relatar no prazo, a empresa pode aceitar pedidos fora do limite, desde que haja justificativa plausível.

O que acontece com os anfitriões em casos de reembolso?

Quando o problema é confirmado, o anfitrião não recebe pagamento pela reserva ou pode ter que devolver valores já repassados.

Hóspedes em AirbnbSe o problema foi causado pelo próprio hóspede, ele não terá direito ao reembolso – Foto: Divulgação/Freepik/ND

A plataforma costuma ouvir os dois lados, mas a decisão final é do Airbnb e tem caráter vinculativo, ou seja, não pode ser contestada dentro da plataforma.

O que não está incluso no reembolso do Airbnb?

Nem todos os casos dão direito a reembolso. Se o problema for causado pelo próprio hóspede, como atrasos, descumprimento de regras de segurança ou falta de comparecimento, a solicitação de reembolso é negada.

Pedidos fraudulentos também não são tolerados e podem levar até ao bloqueio da conta.

Outro ponto importante: essa política vale apenas para reservas de acomodações. Para experiências e outros serviços oferecidos na plataforma, existem regras específicas.

Para evitar dores de cabeça, especialistas recomendam sempre manter registros da reserva e da comunicação com o anfitrião. Assim, em caso de problema, o processo de comprovação é mais simples.

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