Com um jogador a menos na maior parte da partida, o Barcelona mostrou que é superior e venceu o Benfica por 1 a 0, em Lisboa, na noite desta quarta-feira (5), pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Raphinha precisou de poucos toques na bola pra anotar um gol de fora da área e comprovar que é um dos melhores atacantes do mundo da atualidade.
Continua depois da publicidade
Nas outras partidas desta quarta, o Liverpool sofreu, mas venceu o PSG na França por 1 a 0. Já o Bayern de Munique aplicou 3 a 0 no Bayer Leverkusen, enquanto a Internazionale superou o Feyenoord por 2 a 0, fora de casa.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Assim que o juiz assinalou o apito inicial, o Benfica mostrou uma postura ultra-agressiva e criou oportunidade com poucos segundos de jogo, quando Akturkoglu finalizou de dentro da grande área e Szczesny espalmou pra escanteio. A resposta do Barça foi em um dos lances mais impressionantes da Champions League. Raphinha finalizou, Lewandowski pegou o rebote e Yamal ainda completou, mas o goleiro ucraniano Trubin fez três defesas dificeis.
Continua depois da publicidade
Mas tudo iria mudar aos 20 minutos, quando o jovem zagueiro Pau Cubarsí, 18 anos, derrubou o grego Pavlidis, quase na entrada da área. A arbitragem não pensou duas vezes e expulsou o defensor do Barça, o que obrigou o técnico Hansi Flick a recompor o sistema com Araújo no lugar de Dani Olmo. O que se viu, a partir de então, foi uma partida truncada, praticamente sem oportunidade em uma partida que teve de ser paralisada devido a fogos de artifício lançados pela torcida local.
Mesmo com um jogador a mais, o Benfica sofria para transformar a superioridade numérica em controle da partida. Aos 15 minutos, o também jovem zagueiro António Silva, 21, saiu jogando mal na frente da área, em um lance de infantilidade. Raphinha, experiente, não perdoou: precisou de apenas três toques na bola para finalizar no canto de Trubin, que não chegou na bola desta vez.
Nervoso, o Benfica não mostrou repertório e nem qualidade suficiente pra igualar o marcador. A equipe portuguesa somente conseguiu ameaçar o gol espanhol nos instantes finais em cobranças de escanteio e reclamou de um pênalti, mas que foi anulado por impedimento.
Continua depois da publicidade
PSG 0x1 Liverpool
No Parc des Princes, o que se viu foi uma inversão de expectativas. Melhor campanha da Champions, o Liverpool foi amassado pelo PSG em um confronto de ataque contra defesa. A equipe de Paris chegou a ter um gol anulado por impedimento milimétrico do georgiano Kvaratskhelia e somente não balançou as redes na primeira etapa porque o goleiro Alisson fez ao menos duas defesas difíceis e Barcola ainda errou o alvo.
O PSG era melhor, arriscava mais e oferecia contra-ataques. Resultado? Gol e vitória do Liverpool. O volante Elliott tinha entrado no lugar de Salah pra reforçar o meio-campo, mas apareceu como homem surpresa e chutou cruzado para anotar o gol da vitória aos 41 minutos.
Os outros jogos da Champions
Bayern de Munique 3×0 Bayer Leverkusen
Feyenoord 0x2 Internazionale
Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Lisboa