A lista de cidades que deixarão de receber voos da Azul Linhas Aéreas chegou a 16, com duas catarinenses no rol: Correia Pinto, na Serra, e Jaguaruna, no Sul. Em Santa Catarina, as alterações passam a valer no dia 10 de março, mesmo com esforços do governo do Estado para reverter a decisão.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os esforços estaduais são para que os aeroportos não percam passageiros. Por isso, no caso de Jaguaruna, o secretário de Portos, Aeroportos e Rodovias, Beto Martins, se reuniu no começo de fevereiro com representantes tanto da Azul quanto de outras companhias aéreas para negociações, discutindo possibilidades e reforçando o potencial de Jaguaruna.
O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi fica no Sul do Estado é um dos únicos do Sul do Estado e um dos principais da região.
Quais as cidades que tiveram suspensão de voos da Azul
- Barreirinhas (MA)
- Campos (RJ)
- Correia Pinto (SC)
- Crateús (CE)
- Jaguaruna (SC)
- Iguatu (CE)
- Mossoró (RN)
- Parnaíba (PI)
- Ponta Grossa (PR)
- Rio Verde (GO)
- São Benedito (CE)
- São Raimundo Nonato (PI)
- Sobral (CE)
- Três Lagoas (MS)
Continua depois da publicidade
O que está por trás das suspensões
Em nota enviada anteriormente ao NSC Total, a empresa disse que decisão foi tomada com base em uma série de fatores, que vão desde o “aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda”.
Outros aeroportos de Santa Catarina seguem com as operações normais da Azul, como o de Florianópolis, Navegantes, Joinville e Chapecó.
Além da suspensão, a empresa anunciou mudanças nas rotas: a partir de 3 de março, os voos para Fernando de Noronha (PE) serão operados somente a partir de Recife; e a partir de 10 de março, os voos saindo de Juazeiro do Norte (CE) passarão a ter como destino o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Da mesma forma, as operações no aeroporto de Caruaru (PE) serão readequadas, devido à baixa ocupação, e os voos passarão a ser operados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros.
Continua depois da publicidade
“Os Clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, finaliza a empresa, em nota.
Corte de custos
Já em entrevista ao g1, o CEO da Azul, John Rodgerson, disse que fatores como corte de custos, opção por rotas mais lucrativas, a alta do dólar e uma falta mundial de peças e motores sustentaram a decisão. Ele ainda garantiu que a fusão com a Gol não tem relação com a decisão.
— Não vou continuar voando onde estou perdendo dinheiro. Então, como qualquer empresário, você aloca seus recursos da melhor forma possível — enfatizou.
Ampliação do aeroporto de Correia Pinto e melhorias em Jaguaruna
Nesta terça-feira (18), o governo do Estado deve assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do Aeroporto da Serra Catarinense – Correia Pinto. A assinatura do ato ocorre junto com a autorização de abertura do processo de subdelegação do Aeroporto de Rio Negrinho, no Norte do Estado, à gestão municipal.
Continua depois da publicidade
A manutenção do Aeroporto Regional de Jaguaruna foi discutida em uma reunião no início do mês. O Consórcio Aeroportuário Regional Sul, vencedor da nova concessão, pediu 60 dias para cumprir todas as obrigações legais e administrativas, para assinar o contrato.
— Ouvimos dos vencedores da concessão alguns dos planos que eles têm para o empreendimento, fizemos alguns questionamentos e estreitamos relações — afirma o secretário Beto Martins.
Veja na íntegra a nota da Azul
Jaguaruna: “A Azul informa que, como empresa competitiva, reavalia constantemente as operações em suas bases, assim como as possibilidades e necessidades de mercado, como parte de um processo normal de ajuste de oferta à demanda.
Desta forma, a companhia irá suspender, a partir de 10 de março, às operações na cidade de Jaguaruna (SC), devido à baixa demanda, associada a uma série de fatores como o aumento de custos operacionais causados pela crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e disponibilidade de frota.
Os Clientes impactados receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”
Correia Pinto: “A Azul informa que, como empresa competitiva, reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda. A Companhia está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional.
Assim, a Companhia irá suspender as operações em 12 cidades – Campos e Cabo Frio (RJ); Correia Pinto (SC); Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); e Barreirinha (MA) -, a partir do dia 10 de março de 2025, devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
Pelos mesmos motivos, a partir de 03 de março, os voos para Fernando de Noronha (PE) serão operados somente a partir de Recife; e a partir de 10 de março, os voos saindo de Juazeiro do Norte (CE) passarão a ter como destino o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), principal hub da Azul. Da mesma forma, as operações no aeroporto de Caruaru (PE) serão readequadas, devido à baixa ocupação. Os voos passarão a ser operados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 Clientes.
As mudanças fazem parte do planejamento operacional da Companhia, e os Clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).”
Continua depois da publicidade
Leia também
Governo mantém negociações com Azul após suspensão de operações em aeroporto de SC
Voos de Florianópolis para Buenos Aires têm ampliação a partir de abril; veja mudanças