• Home
  • Geral
  • Circulação de projeto de contações de histórias chega a seis cidades do Vale do Itajaí

Circulação de projeto de contações de histórias chega a seis cidades do Vale do Itajaí

As apresentações de “Conta que Te Conto” passarão por escolas e entidades nas cidades de Timbó, Rodeio, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Vitor Meireles e Blumenau.

Contação de histórias em destaque. Em maio, seis cidades do Vale do Itajaí recebem a circulação do projeto Conta Que Te Conto, da artista timboense Gilmara Goulart, referência em contação de histórias no estado de Santa Catarina.

Cronograma

No dia 19 de maio, a circulação chega a APAE de Timbó, no dia 20 de maio, na EEF Senador Francisco Benjamin Gallotti, em Rodeio; e na EEB Leopoldo Koprowski, em Benedito Novo; no dia 22 de maio, a apresentação chega ao Museu da Imigração de Rio dos Cedros; no dia 23 de maio, na Escola Municipal Rio Denecke e na Escola Municipal Barra da Prata, em Vitor Meireles; no dia 27 de maio, o projeto chega à EM Professor Nestor Margarida, em Timbó; e finalizando a circulação no dia 29 de maio, a apresentação ocorre na Associação Missão Resgate Amigo Esperança, em Blumenau.

No total serão 10 apresentações totalmente gratuitas, voltadas à estudantes de escola pública e instituições que atendem pessoas com deficiência e todas as ações contarão com tradução em LIBRAS. A apresentação na APAE de Timbó receberá também acessibilidade em audiodescrição devido à presença de estudantes cegos ou com baixa visão.

“A ideia da circulação do Conta que te Conto é levar as histórias onde o acesso à arte é mais difícil. As memórias aguçadas pelos contos pretendem conectar quem ali estiver para que juntos construam outras tantas histórias. A mala está pronta, só falta partir para viver o trajeto”, afirma Gilmara.

Para a produtora cultural Deda Silveira o acesso às narrativas orais tem fundamental relevância. “Programas como o PNAB permitem a difusão dessas histórias às comunidades, com acessibilidade, cumprindo um  indispensável papel da política cultural que é promover o encontro da arte com os mais diversos públicos”, afirma.

Sobre Gilmara

É artista, contadora de histórias, mediadora literária e gestora cultural. Graduada em Pedagogia,  Especialista em Educação: Leitura, Literatura e Letramento, e Mestre em Educação. Diretora da Escola de Artes VEM Cultural de Timbó, professora e coordenadora do Projeto Uni Duni Tê – Contadores de Histórias de Timbó. Trabalha há mais de 15 anos com espetáculos de Contação de Histórias e oficinas literárias.

Atua em cursos de pós-graduação em Contação de Histórias e Literatura Infantil. Presidente da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina, Seccional Timbó. Sua principal publicação é ‘Narrativas tecidas no letramento familiar: histórias de idosos produtores de textos’, sua dissertação de mestrado.

Circulou no Projeto Baú de Histórias do SESC (SC) com o espetáculo “Contos Orientais”, durante o ano de 2023. Participou, em maio de 2024, do 13º. Encontro Internacional de Contadores de Histórias/BOCA DO CÉU, em São Paulo. Atua em diversos projetos culturais na região do Vale do Itajaí. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/vemcultural

Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem trabalhador morre prensado por caminhão em Tijucas

Um jovem de 22 anos morreu prensado por um caminhão da empresa em que trabalhava,…

Deco Batisti será candidato a deputado estadual e pode mudar de partido

O vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, será candidato ao cargo de deputado estadual nas eleições…

Visita de Lula na Indonésia destaca belezas exuberantes

Veja imagem da chegada de Lula na Indonésia – Foto: Divulgação/Palácio do Planato/ND Mais O…