• Home
  • Geral
  • Cientistas descobrem mudança no núcleo da Terra que pode ter efeitos no campo magnético

Cientistas descobrem mudança no núcleo da Terra que pode ter efeitos no campo magnético

Descoberta de cientistas foi publicada recentemente (Foto: Banco de imagens)

O núcleo da Terra, que gera o campo magnético terrestre, pode ter sofrido alterações no seu formato nos últimos 20 anos. Com isso, a estrutura teria desacelerado sua rotação a partir de 2010, apontam cientistas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A nova informação teria sido descoberta por cientistas chineses e norte-americanos e publicada na revista Nature Geoscience, em fevereiro. Os resultados levantados pelos pesquisadores apontam que as bordas do núcleo interno podem ter sofrido deformações de até 100 metros ou mais de altura em algumas regiões.

De acordo com o estudo, a mudança acontece na fronteira entre o núcleo interno sólido e o externo líquido. O núcleo interno é sólido, enquanto o externo é composto de metal líquido com temperaturas extremamente elevadas.

A deformação estaria ocorrendo porque essa área de fronteira está próxima do ponto de fusão, e o fluxo do metal líquido somado a forças gravitacionais podem alterar o formato do núcleo sólido.

Continua depois da publicidade

A movimentação da parte interna, de forma independente, gera o movimento necessário para que o campo magnético da Terra exista. Se essa movimentação não ocorre, o planeta pode deixar de existir, e passar a ter características semelhantes com a de Marte, que não tem proteção magnética.

Os pesquisadores analisaram a forma com que as ondas sísmicas de terremotos se propagavam pelo interior da Terra, observando fenômenos entre 1991 e 2023. Além da deformação, os cientistas encontraram evidências de que a rotação do núcleo da Terra desacelerou por volta de 2010.

Começou nesta quinta-feira (20), às 06h01, o outono. data é marcada pelo equinócio de outono, fenômeno em que o dia e a noite têm a mesma duração. No equinócio de outono, o dia e a noite têm a mesma duração nos dois hemisférios.

O planeta Terra tem uma inclinação de 23.5º em relação ao plano de órbita. Dessa forma, é como se ele apontasse para um ângulo e Sol surgisse de outro. Assim, a Terra está sempre levemente inclinada para um dos lados enquanto gira em seu eixo e ao redor do sol.

Continua depois da publicidade

Essa inclinação impacta também nas estações do ano. O hemisfério que recebe mas luz solar está no verão, e o que recebe menos está no inverno. Ainda, quando o hemisfério não está nem no verão nem no inverno, está em uma das duas estações de transição (outono e primavera).

Somente em dois momentos o eixo da Terra não está inclinado nem em direção ao Sol, nem em direção oposta. Nesse momento, a distribuição da luz do dia é quase equivalente em todas as latitudes do planeta. Esses momentos são os chamados equinócios.

*Com informações de g1 e Metrópoles

Leia também

Chance de asteroide atingir a Terra é atualizada pela Nasa

Fotos impressionantes mostram retorno à Terra dos astronautas “presos” no espaço

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem trabalhador morre prensado por caminhão em Tijucas

Um jovem de 22 anos morreu prensado por um caminhão da empresa em que trabalhava,…

Deco Batisti será candidato a deputado estadual e pode mudar de partido

O vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, será candidato ao cargo de deputado estadual nas eleições…

Visita de Lula na Indonésia destaca belezas exuberantes

Veja imagem da chegada de Lula na Indonésia – Foto: Divulgação/Palácio do Planato/ND Mais O…