ITAJAÍ – Em cada conquista uma grande celebração. A Casa de Acolhimento da Associação Madre Teresa chegou à incrível marca de 1.005 dias úteis de atendimento à comunidade. São 65.741 acolhimentos de pacientes oncológicos e acompanhantes que circularam pelas acomodações, receberam cuidados, afeto, atenção e uma luz em seus processos de recuperação. No dia 1º de fevereiro, o espaço localizado na Rua Aderbal Ramos da Silva completou quatro anos de atividades ininterruptas. O cálculo de média mais recente aponta a presença de 90 atendimentos diários. São pacientes do Hospital Marieta que geralmente vêm de outra cidade ou de bairros mais distante para as consultas ou tratamentos oncológicos, como os de quimioterapia. Como dependem do transporte cedido pelas prefeituras, chegam cedo pela manhã e só conseguem ir embora no final do dia.
Nestas horas ociosas, ficam aproveitando a estrutura da Casa de Acolhimento. Tem televisão, internet, banheiros limpos, lanches, a presença de voluntários, festas em dias especiais, aconselhamento psicológico e uma série de outros benefícios. “Essa atenção muda a rotina sofrida do tratamento. Além de sentirem acolhidos, os pacientes também se integram, se conhecem, fazem amizades e, juntos, sonham com um futuro sem a presença da doença”, destaca a secretária da Associação Madre Teresa, Fabiana Passos.
“São mil dias úteis! Quatro anos inteiros! É uma consagração atingir este número, porque são mais de 65 mil pessoas atendidas, acolhidas, recebidas com amor, fé e dedicação de uma equipe que atua dia e noite e para o bem da comunidade. Estar à frente da Associação Madre Teresa é um presente diário, é um afago no coração em poder ajudar. Que possamos celebrar mais e mais dias ajudando os pacientes do Hospital Marieta”, discursa o presidente Maurício José Gom.
Pelos registros, os últimos meses foram com os seguintes registros:
- Janeiro – 1.626 atendimentos
- Dezembro – 1.510
- Novembro – 1.555
Estrutura contempla outros benefícios à comunidade
Se ter uma estrutura para trazer conforto aos pacientes enquanto esperam os horários para ir embora, imagina então ter outros benefícios para a comunidade em geral, como os mantidos pela Associação Madre Teresa. No mesmo local há o Banco de Perucas e Lenços, o Banco de Sutiãs (usados pós-cirurgias mamárias) e o Banco de Próteses, com equipamentos como muletas, cadeiras de roda e cadeira de banhos que são emprestadas para quem precisa. Cada serviço foi pensado para contemplar a demanda principalmente dos pacientes da Unacon, embora sejam atendidos pacientes de outras áreas também.
A Casa de Acolhimento celebrou quatro anos, mas a Associação Teresa vem há 11 buscando melhorias aos pacientes do Hospital Marieta. Desde sua fundação, realiza projetos, busca doações e contempla reformas, coloca novos equipamentos e, aos poucos, otimiza o acesso de mais e mais pessoas ao maior hospital de Santa Catarina.
Horário de atendimento da AMT
- De segunda a quinta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 18h
- Sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Associação Madre Teresa
Administração: Av. Cel. Marcos Konder, 1111 – Centro, Itajaí (SC)
Casa de Acolhimento: Rua: Aderbal Ramos da Silva, 94, Centro, Itajaí (SC)