A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou nesta quarta-feira (9) em primeira votação o projeto de lei que proíbe o uso de equipamentos sonoras, como caixas de som, nas praias de Florianópolis. A proposta segue agora para sanção do prefeito Topázio Neto.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O projeto proíbe o uso de equipamentos como caixas de som portáteis, alto-falantes e dispositivos similares nas praias e nos logradouros públicos que dão acesso a elas.
O objetivo do projeto, apresentado pela vice-prefeita Maryanne Mattos, é garantir mais sossego e qualidade de vidas nesses espaços, especialmente durante a temporada, período em que o uso desse tipo de equipamento gera reclamações de moradores e turistas.
O texto prevê que quem for flagrado utilizando caixas de som e similares estará sujeito à apreensão dos equipamentos por parte da fiscalização municipal. As exceções são os evento autorizados de forma oficial pelo município, assim como os sons emitidos por veículos de emergência, e apitos utilizados por rondas, policiais e salva-vidas.
Continua depois da publicidade
— O uso de caixinhas de som contribuiu para um aumento excessivo do ruído e da poluição sonora, impactando negativamente a saúde e a tranquilidade dos usuários das nossas praias — afirma Maryanne Mattos.
O projeto de lei foi aprovado em primeira votação e segue para sanção do prefeito Topázio Neto. Caso seja sancionado, a nova lei entrará em vigor em todo o território municipal.
Conheça praias paradisíacas de Florianópolis

Praia do Saquinho fica no Sul da Ilha e tem acesso somente por trilha (Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo NSC)

Praia da Solidão e cachoeira do Saquinho são trajetos antes de chegar à Praia do Saquinho (Foto: Felipe Carneiro, Arquivo NSC)

Praia do Saquinho é quase inabitada, apenas pescadores e poucas famílias residem no local (Foto: Felipe Carneiro, Arquivo NSC)
Leia também
Relíquias arqueológicas milenares são encontradas em Florianópolis e devolvidas ao Peru
Pesca artesanal de camarão tem novas regras em Florianópolis; veja o que muda