Muito calor, chance de temporais e riscos à saúde, como desidratação e desconforto térmico. Esses são os ingredientes do caldeirão que será Santa Catarina no começo desta semana. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a previsão indica máximas na casa dos 35°C aos 37°C no Oeste e se aproximando dos 40°C no Litoral Norte. É o resultado da terceira onda de calor que chega à região neste ano.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nesta segunda-feira (17), as temperaturas devem ficar elevadas durante todo o dia. Mas entre a tarde e a noite, a instabilidade volta a aumentar devido ao avanço de uma frente fria. Há condições para temporais com chuva pontualmente intensa, o que pode gerar acumulados significativos em um curto período de tempo, principalmente entre o Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas.
Continua depois da publicidade
Ao longo da terça-feira (18), a frente fria continua mantendo o tempo instável em Santa Catarina. No Grande Oeste e Planalto Sul, o tempo chuvoso predomina, e por vezes a chuva pode ocorrer de forma intensa. Já no Litoral e Norte, o tempo abre um pouco mais e há condições para temporais isolados. O risco é moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos.
Como é um dia de verão na Praia do Pinho, berço do nudismo no Brasil; veja fotos
Com o tempo fechado na terça, as temperaturas sobem menos em comparação aos dias anteriores e não passam dos 25°C na maioria das áreas. A exceção fica para o litoral, onde o sol aparece e as máximas variam de 26°C a 30°C. Na quarta (19) e na quinta-feira (20), a instabilidade e a condição para temporais continua em todo o Estado. As máximas não passam dos 30°C na maioria das áreas.
Neste domingo (16), a maioria das cidades de SC viu os termômetros ultrapassarem a casa dos 30°C. Isso sem contar o índice de calor, que é a temperatura sentida devido a combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar. Na pequena cidade de Meleiro, na região Sul, os cerca de sete mil habitantes viveram uma tarde quase insuportável, com um índice de calor de 57°C.
O governo do Estado emitiu alerta para o “risco moderado a alto para problemas como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias” e fez recomendações:
Continua depois da publicidade
- Vista roupas mais claras e folgadas;
- Evitar exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado;
- Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32ºC, especialmente em locais com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor;
- Não deixe crianças ou animais sozinhos em carros, não importa o período de tempo;
- Beba água e outros líquidos não alcoólicos. Coma alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e saladas.
Leia mais
Como uma “praia das crianças” se tornou sensação e refúgio à beira-mar em SC; FOTOS