O calor enfrentado por Santa Catarina no mês de janeiro fez o consumo de energia crescer em 13,75% se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Durante o primeiro mês de 2025, o Estado enfrentou altas temperaturas, com os termômetros atingindo máximas de até 37°C em algumas regiões, conforme registro da Defesa Civil de Santa Catarina. De acordo com a Celesc, a demanda por eletricidade foi maior na segunda quinzena do mês.
Pessoas aproveitam praia para fugir do calor em SC
Continua depois da publicidade
Em fevereiro, desde domingo (9), o Estado sofre com uma onda de calor, que deve se estender até quarta-feira (12). Nesta segunda-feira (10), as máximas chegaram aos 38°C em pontos do Extremo Oeste e aos 35°C no Litoral Sul.
Segundo a Celesc, até aqui, o mês de fevereiro tem registrado demandas similares aos registrados no ano passado. Rodrigo José Hoffmann, gerente de projetos da divisão de eficiência energética da Celesc, explica que o consumo cresce durante a noite.
10 dicas para economizar na conta de luz durante o verão
— O maior consumo de energia ocorre durante os chamados “horários de ponta”, quando a demanda de eletricidade é mais alta. Nesse período, as pessoas chegam em casa e costumam ligar vários aparelhos ao mesmo tempo. Em Santa Catarina, o pico de consumo ocorre entre 18h30min e 21h30min — explica.
Apesar de registrar altas demandas, a companhia afirma que não há risco de apagão por conta das temperaturas altas.
Continua depois da publicidade
— Atualmente, não há risco de apagão no país. Estamos em bandeira tarifária verde, o que significa que os reservatórios das usinas hidrelétricas, nossa principal fonte de energia, estão cheios, graças a chuvas intensas em várias regiões — disse Rodrigo.
De acordo com a Celesc, os aparelhos que registram o maior consumo de energia no verão são o ar-condicionado, chuveiro elétrico, freezers e geladeiras.
Leia também
Menina de 11 anos que se afogou em rio morre no hospital em Jaraguá do Sul
Suspeitos invadem sítio e chegam a matar porcos para furtar carne em Mafra
4 dicas para reduzir o consumo de energia elétrica