Bom dia! Começa a semana e o Café com Ânderson está na mesa. A edição desta segunda-feira, 14 de julho de 2025, chega quentinha. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Quatro dias
De segunda (14) a quinta-feira (17), a Alesc entra em ritmo acelerado. Termina hoje o prazo para apresentação de emendas aos projetos do governo. Amanhã e quarta ocorrem reuniões das comissões e votações. Na quinta, encerram-se as atividades. Depois, é recesso.
Chegou
No fim da semana passada, chegou à Alesc a proposta de reajuste salarial para os profissionais da educação. O texto não estava no pacote inicial enviado pelo governo. Em linhas gerais, o projeto prevê um impacto linear na tabela de vencimentos de 11%: sendo 6,5% em julho e 4,5% em dezembro — ambos em 2025.
Pausa
O governador Jorginho Mello (PL) reduziu o ritmo da agenda no fim de semana. Ele passou por um procedimento cirúrgico na mão e permaneceu em repouso.
Sucessor
Durante agenda no Sul do Estado, no fim de semana, o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), confirmou o nome de seu sucessor na disputa pela cadeira de deputado estadual nas eleições de 2026: Beto Kuerten Marcelino, ex-prefeito de Braço do Norte.
Continua depois da publicidade
Federal
Julio, como já se cogitava, confirmou que não disputará nova vaga na Alesc. Em 2026, será candidato a deputado federal.
Causa animal (1)
O atendimento a animais em Florianópolis enfrenta uma crise sob diferentes aspectos. A sede da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), no início da SC-401, está lotada. Internamente, há o entendimento de que a prefeitura não dá ao setor a devida atenção, o que incluiria, por exemplo, a construção de um hospital veterinário. Recentemente, o MP-SC realizou uma vistoria na Dibea para verificar as condições do local e o tratamento oferecido a cães e gatos. Um relatório deve ser emitido ao final do processo.
Causa animal (2)
Em meio a esse cenário, há uma disputa política evidente. Grupos historicamente atuantes na causa animal divergem sobre a atuação da Dibea e frequentemente entram em embates públicos. É o que ocorre atualmente, agravando ainda mais o quadro.
Causa animal (3)
Para que haja uma solução duradoura, o primeiro passo é a união de esforços, sem interesses político-partidários. A causa animal é, ou deveria ser, maior do que isso. Em seguida, a prefeitura precisa encarar a realidade: há uma crise instalada, que envolve também a sociedade, agente fundamental nesse debate. Melhorias estruturais, ampliação das castrações e campanhas de adoção são cada vez mais necessárias. O foco precisa estar nessas frentes.
Continua depois da publicidade
Vai começar
Na quinta-feira (17) abre-se o prazo oficial para inscrição dos candidatos ao Quinto Constitucional da OAB-SC, referente à vaga de desembargador aberta desde janeiro no TJ-SC. Os interessados têm até 5 de agosto para oficializar suas candidaturas.
Acordo
Lideranças do PT tentam articular um acordo para que os dois nomes petistas que disputarão o segundo turno pela presidência estadual da sigla em Santa Catarina compartilhem o mandato. Fabiano da Luz e Luciane Carminatti, ambos deputados estaduais, irão se reunir para conversar.
Cadê?
Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) mostram que 10,7% dos partidos ativos no Estado não prestaram contas referentes ao ano passado. Ao todo, 89,3% concluíram o preenchimento das informações e documentos no Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA) dentro do prazo, em 30 de junho. O TRE aponta que três partidos estão “omissos”. Se as contas forem julgadas como não prestadas, as legendas podem ser suspensas.
Presidente
Em assembleia realizada na semana passada na sede do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), em Florianópolis, a atual secretária adjunta de Educação do Estado, Patrícia Luerders, foi eleita presidente do órgão para o biênio 2025–2027. A eleição contou com a participação de conselheiros, servidores e convidados. O cargo de vice-presidente continuará com a conselheira Simone Schramm, enquanto a secretaria ficará sob responsabilidade do conselheiro Celso Lopes de Albuquerque Junior.
Continua depois da publicidade
Conselho tutelar
Uma audiência na Alesc, nesta segunda-feira (14), às 16h, vai discutir as competências das forças de segurança e demais instituições na gestão de ocorrências envolvendo atos infracionais ou violação de direitos de crianças e adolescentes. A proposta é da deputada estadual Paulinha. A Assembleia vai receber conselheiros tutelares de todas as regiões do Estado para debater o aprimoramento das políticas de proteção à infância e adolescência.