• Home
  • Geral
  • Café com Ânderson: Jorginho mostra por que precisa atuar mais junto ao governo federal

Café com Ânderson: Jorginho mostra por que precisa atuar mais junto ao governo federal

Bom dia, bom dia! É quinta-feira, 24 de abril de 2025, e o Café com Ânderson está servido, quentinho de informações e bastidores. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

O que se espera

A atuação do governador Jorginho Mello (PL) nas discussões sobre o Morro dos Cavalos comprova o motivo pelo qual ele era cobrado a participar mais ativamente das mesas com o governo federal. Hábil politicamente e nas articulações em Brasília, Jorginho levou na bagagem uma proposta de solução bem recebida, além de ter se sentado ao lado do ministro Renan Filho — com quem já trocou rusgas — sem qualquer hesitação. Apesar de o projeto ainda precisar ser aprofundado, é esse o tipo de postura que se espera de um governador, especialmente de um político acostumado a transitar nesses ambientes.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Primeiro passo

Espera-se que essa seja apenas a primeira de outras ações de aproximação entre Jorginho e o governo federal. Não em termos políticos, mas sim por meio de iniciativas de Estado. A imagem desta quarta-feira (23), com a mesa do Ministério dos Transportes reunindo nomes da política catarinense e do governo federal, de diferentes grupos políticos, é um alento.

Estaduais

A mobilização de deputados estaduais em torno do tema também foi positiva. O presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), esteve presente, acompanhado de Sérgio Guimarães (União Brasil), Tiago Zilli (MDB) e Marquito (PSOL).

Continua depois da publicidade

TCU

Após a minuta da otimização do contrato da BR-101 ser protocolada no TCU, os olhares se voltarão para a definição do relator no Tribunal. As autoridades catarinenses pretendem fazer pressão e manter diálogo constante com o conselheiro designado, visando um parecer favorável a Santa Catarina.

Free flow

O senador Esperidião Amin comemorou a confirmação do ministro Renan Filho sobre a inclusão de um cronograma para a implantação do “free flow” — pedágio sem parada — na otimização do contrato da Arteris. O projeto sobre o tema, aprovado no Congresso, é de autoria do senador catarinense.

Aliás

Em São Paulo, onde o “free flow” já foi implantado, os relatos indicam uma redução de até 40% nos custos das tarifas de pedágio.

Lula em SC

O deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, anunciou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visitará Santa Catarina no dia 29 de abril, próxima terça-feira. A visita seria em Itajaí.

Continua depois da publicidade

Mas…

Por outro lado, a assessoria da Presidência da República ainda não confirma a agenda. Lula viajará ao Vaticano neste fim de semana para o funeral do Papa Francisco — essa é, até o momento, sua única agenda confirmada. Uma prévia dos compromissos da próxima semana deve ser divulgada nesta sexta-feira (25).

Convite

No mês passado, o governador Jorginho Mello (PL) teria convidado o ex-secretário da Fazenda do Estado, Antonio Gavazzoni, para assumir a presidência da Celesc, segundo fontes ouvidas pela coluna. Gavazzoni, no entanto, recusou a proposta.

Na advocacia

Desde que saiu do cargo de secretário da Fazenda, em 2017, Gavazzoni tem se dedicado à advocacia. Ele mantém um escritório renomado em Brasília.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ingressos para Brusque x Ypiranga estão à venda

Os ingressos para Brusque x Ypiranga, pela terceira rodada do Brasileiro Série C, estão disponíveis…

Fundador do Expresso Rural, Marcos Ghiorzi morre aos 64 anos

Natural de Lages, Marcos Ghiorzi foi um dos fundadores da banda Expresso Rural, em 1981…

Mulher ameaça funcionários da UBS Cedrinho com faca em Brusque

Uma mulher entrou na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cedrinho, em Brusque, portando uma faca…