O Corpo de Bombeiros segue nas buscas pelo argentino de 70 anos que desapareceu no último sábado (17) na região da Lagoinha do Leste, em Florianópolis. José María Alday saiu da casa em que estava hospedado no Pântano do Sul para passear e não voltou.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com o Corpo de Bombeiros, em cinco dias de buscas foram empenhados 13 bombeiros militares, quatro binômios (militar + cão), duas viaturas e duas aeronaves.
Nesta sexta-feira (23), as ações se concentraram em trilhas secundárias e áreas de mata fechada, e foram conduzidas por militares do Grupo de Busca e Salvamento (GBS). Foi utilizado cão de busca, com apoio de uma aeronave tripulada (Arcanjo-01) e aeronave remotamente pilotada (drone).
O homem ainda não foi localizado. A partir das informações coletadas nesta sexta, as equipes devem definir as próximas ações.
Continua depois da publicidade
Veja fotos das buscas por argentino
Relembre o caso de argentino desaparecido
Um argentino de 70 anos desapareceu após sair da casa do amigo que visitava no Pântano do Sul, em Florianópolis, na última quinta-feira (15). Imagens de câmeras de segurança obtidas pelas equipes que realizam buscas pelo idoso mostram ele caminhando em direção à entrada da trilha da Lagoinha do Leste.
José María Alday, de 70 anos, natural da Argentina, está no Brasil desde o dia 3 de maio para visitar um amigo que mora em Florianópolis. Ele costumava se locomover pela cidade de ônibus, mostrando seu DNI, documento equivalente a carteira de identidade, para embarcar, já que possui mais de 60 anos.
De acordo com o Consulado da Argentina, por volta das 10h da última quinta-feira, o argentino saiu da casa onde estava hospedado para passear. Ele afirmou que voltaria cedo para almoçar, mas não retornou.
Continua depois da publicidade
O homem vestia uma bermuda, camiseta e chinelos, e levava seu DNI e celular. Nesta segunda-feira (19), a Central de Operações do Bombeiro Militar recebeu imagens de uma câmera de segurança, que foram repassadas pela Polícia Militar, através do SOS Desaparecidos.
Os registros, que aparentam ser do argentino desaparecido, mostram o idoso caminhando em direção à entrada da trilha da Lagoinha do Leste, no Sul da Ilha. Os bombeiros confirmaram a informação, já que conversaram com uma testemunha que teria visto o idoso na trilha.
Dessa forma, foram iniciadas as buscas pelo idoso na região, com atuação do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) e do Batalhão de Operações Aéreas (BOA). Além disso, foram mobilizados seis militares, um binômio (bombeiro + cão de busca e resgate), uma viatura 4×4, uma motoaquática e a aeronave Arcanjo 01. Até o fechamento desta matéria, o homem segue desaparecido.
Leia também
Argentino de 70 anos segue desaparecido após dois dias de buscas em trilha de Florianópolis
Continua depois da publicidade
Câmeras de segurança podem revelar mistério de desaparecimento de argentino em Florianópolis