• Home
  • Esportes
  • Brusquenses competem em corrida extrema na Terra do Fogo

Brusquenses competem em corrida extrema na Terra do Fogo

Joelso Cordeiro foi o brasileiro com melhor desempenho na prova de 50 quilômetros da Valhöll Fin del Mundo, em Ushuaia, na Terra do Fogo, extremo sul da Argentina. Realizado na quinta-feira, 20, e na sexta-feira, 21, o evento de corridas é uma etapa do circuito da Ultra-Trail du Mont-Blanc (UTMB), um dos mais prestigiados do mundo. Outros três brusquenses competiram: Paulo Morelli (50km), Camila Morelli Maluche (32km) e Carlos Eduardo Maluche (22km).

Cordeiro foi o 15º colocado geral, finalizando o percurso em 5h56min28. Participaram 78 brasileiros na prova. Em sua categoria 40-44 anos, foi o terceiro colocado, atrás dos argentinos Edu Castro (5h41min36) e Jonatan Grassano (5h46min39).

Joelso Cordeiro fez o percurso em menos de seis horas | Foto: Arquivo pessoal

A ultramaratona de 50km, chamada Challenge, teve mais de 500 competidores, e inclui vistas panorâmicas e florestas. Os atletas também correram em meio à neve nas montanhas, com temperaturas inferiores a 0°C. São 2,55 mil metros de altimetria. “É equivalente a subir cerca de 50 vezes o morro do Hotel Monthez, com a diferença de acontecer em terreno técnico e irregular”, compara Paulo Morelli.

“A prova foi bem desafiadora pelas condições do tempo. Largamos com uma temperatura e de 2°C e pegamos neve no alto das montanhas. A prova tem bastante variação de terreno, pedra, barro e algumas partes com uma vegetação que parecia uma esponja, que afundava bastante os pés. Mas é o tipo de prova que eu gosto, subidas e descidas técnicas e com bastante inclinação. Eu fiquei bem satisfeito com a minha performance indiferente da colocação eu fiz uma boa prova”, relata Cordeiro, atleta apoiado pela Intelidata.

Paulo Morelli Ushuaia
Paulo Morelli enfrenta as montanhas nevadas de Ushuaia | Foto: Arquivo pessoal

Morelli também gostou da competição, cumprindo sua meta de tempo. Encerrou a prova de 50km em 6h59min36, na oitava posição da categoria 40-44 anos.

“Já participo de ultra maratonas há 10 anos. Essa foi uma das minhas provas mais desafiadoras, pela dificuldade do clima e da altimetria acumulada. Venho treinando há três meses especificamente para essa prova, e com meu treinador André Montibeller, definimos uma meta em torno de sete horas. Fiquei muito satisfeito em ter cumprido a meta, mesmo diante das dificuldades físicas, dores musculares e surpresas do clima e do terreno.”

Brusque também foi representada na prova de 22km masculina, chamada Power. Carlos Eduardo Maluche foi o 15º colocado na categoria 45-49 anos, com 3h51min05. Na Courage (32km) feminina, Camila Morelli Maluche obteve a 17ª colocação geral e a quinta na categoria 35-39 anos, com 4h58min37.

Carlos Maluche Camila Maluche
Carlos e Camila Maluche em suas provas | Foto: Arquivo pessoal
O mapa da ultramaratona de 50km | Imagem: UTMB/Divulgação

Assista agora mesmo!

Kai-Fáh: Luciano Hang foi dono de bar em Brusque, onde conheceu sua esposa:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem trabalhador morre prensado por caminhão em Tijucas

Um jovem de 22 anos morreu prensado por um caminhão da empresa em que trabalhava,…

Deco Batisti será candidato a deputado estadual e pode mudar de partido

O vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, será candidato ao cargo de deputado estadual nas eleições…

Visita de Lula na Indonésia destaca belezas exuberantes

Veja imagem da chegada de Lula na Indonésia – Foto: Divulgação/Palácio do Planato/ND Mais O…