O Brusque Futebol Clube perdeu a concessão do terreno de 72 mil metros quadrados no Complexo Chico Wehmuth, área pública na localidade Volta Grande, dividida entre entidades esportivas e culturais do município por meio de concessões. Conforme a Prefeitura de Brusque, o clube não cumpriu as obrigações previstas no termo de concessão.
A revogação é resultado de um processo de fiscalização da Prefeitura de Brusque sobre concessões de terrenos públicos, atendendo a pedido do Ministério Público. A análise foi conduzida por uma comissão com o dever de verificar o cumprimento das obrigações estabelecidas nos termos do edital de concessão de 2019, como investimentos na estrutura, realização de eventos e oferta de contrapartidas sociais à população.
“Apesar da decisão [de revogação], a administração municipal já está em contato com as entidades, buscando regularizar a situação o mais breve possível”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valdir Walendowsky.
Em maio de 2019, o clube assinou um termo de cooperação com a Prefeitura de Brusque para a concessão de um terreno de 72 mil metros quadrados do complexo. A concessão era de 20 anos, renováveis por mais 20.
Na ocasião, o espaço seria destinado à construção de um estádio e de um centro de treinamento. Como contrapartida, o clube se comprometeu a oferecer vagas gratuitas para uma escolinha de futebol. Não houve avanços nos projetos.
Outras entidades
Outra entidade esportiva que teve sua concessão foi o Kart Clube, que chegou a lançar pedra fundamental em 2022. O Brusque Jeep Clube e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Laço do Bom Vaqueiro cumpriram parcialmente as exigências estabelecidas. Ambas passarão por um processo de adequação às normas da legislação municipal e federal que rege a concessão de terrenos públicos a entidades privadas. Seus eventos de 2025 não terão qualquer mudança em função destes trâmites.
Assista agora mesmo!
Kai-Fáh: Luciano Hang foi dono de bar em Brusque, onde conheceu sua esposa: