• Home
  • Saúde
  • Blumenauenses pretendem gastar mais no Dia das Mães em 2025, aponta pesquisa da Fecomércio

Blumenauenses pretendem gastar mais no Dia das Mães em 2025, aponta pesquisa da Fecomércio

Segundo levantamento da Fecomércio SC, a intenção de compras para o Dia das Mães em Blumenau, teve um crescimento real de 35,2% em relação a 2024, um dos maiores aumentos entre as cidades catarinenses pesquisadas — ficando atrás apenas de Florianópolis, que teve alta de 109,3%.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Com isso, o gasto médio previsto pelos consumidores blumenauenses é de R$ 343, valor que supera a média estadual de R$ 307,60 e representa o maior patamar registrado na série histórica da pesquisa, iniciada em 2018. O desempenho reforça a relevância da data para o comércio local, considerada a segunda mais importante do calendário varejista, atrás apenas do Natal.

Presentes mais procurados

Entre os presentes mais procurados, lideram as intenções de compra os itens de vestuário (28,4%), perfumes e cosméticos (24,9%) e calçados e bolsas (15,5%). Já opções mais tradicionais, como flores (7,8%) e cestas de café da manhã (2,3%), aparecem com menor força, mas ainda mantêm presença significativa.

Outro dado que ajuda a explicar o cenário otimista é a percepção positiva da situação financeira entre os consumidores: 45,1% dos entrevistados em Santa Catarina afirmam que sua condição melhorou em comparação com o ano passado. O índice de intenção de consumo (ICF) também subiu 1,2% em abril, alcançando 114,1 pontos — o sexto maior do país.

Forma de pagamento

A maioria das compras será paga à vista, com destaque para PIX (26,1%), cartão de débito (27,6%) e dinheiro (20,4%). Já o comércio de rua segue como principal canal de compra, escolhido por 57,8% dos entrevistados. As compras online também continuam em alta, com participação de 19,8%.

Os consumidores blumenauenses também pretendem celebrar a data de forma mais intimista: 41,2% afirmam que vão almoçar ou jantar na casa de familiares, enquanto 16,5% planejam ir a restaurantes.

Para os lojistas, a pesquisa reforça a importância de investir em vitrines atrativas, promoções e presença nas redes sociais, além de oferecer preços competitivos e bom atendimento, fatores apontados como decisivos para a concretização das vendas.

Leia Mais

Homem é preso após esfaquear companheiro em Blumenau

Homem é baleado na cabeça e vai a pé pedir ajuda no quartel dos bombeiros de Gaspar

Show de Lady Gaga leva 2,1 milhões de pessoas para Copacaban

Participe dos canais do Portal Alexandre José

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brusque Basquete inicia fase final do Catarinense com vitória

O Brusque Basquete Havan venceu o Apab Blumenau, atual campeão, nesta quarta-feira, 22, no primeiro…

Mulher colide contra barreira e capota carro em Guabiruba

Uma mulher colidiu contra uma barreira de barro na estrada do Lageado Alto, em Guabiruba,…

“Prefeitura não é babá de gente burra ou barbeira”, diz vice-prefeito de Brusque sobre segurança da nova Beira Rio

O vice-prefeito de Brusque e secretário de Infraestrutura Estratégica, Deco Batisti (Republicanos), classificou os motoristas…