Blumenau registrou, de 25 de janeiro a 1º de fevereiro, 107 novas notificações de dengue. Segundo a Secretaria de Saúde, o município também teve 220 focos do mosquito Aedes aegypti. Além disso, quatro casos foram confirmados no período, totalizando 10 positivados desde o início do ano. Não há mortes registradas em 2025.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Blumenau vai fazer o fumacê no bairro Garcia. A prática, que auxilia na redução da população de mosquitos adultos e no controle da dengue, zika e chikungunya, será feita das 5h30 às 7h30, na Rua Amazonas e nas transversais, entre a August Muller e a Emma Freygang.
Prevenção
As medidas de prevenção exigem ações simples, mas de grande impacto. Eliminar água parada de recipientes, evitar o acúmulo de entulho e manter lixeiras e depósitos de água bem vedados são apenas alguns exemplos de cuidados essenciais que devem ser reforçados por todos.
Além disso, cuidados como manter ralos cobertos, tratar piscinas regularmente e limpar locais propensos ao acúmulo de água são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.
Denúncia
Os moradores que identificarem possíveis focos do mosquito podem fazer denúncias por meio do Programa de Combate à Dengue. O atendimento é realizado pelo OuvidorSUS, pelo telefone 156 (opção 4) ou (47) 3381-7770, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível registrar a denúncia on-line aqui.
Leia mais notícias
Vídeo: Defesa da mulher que matou companheiro a facadas em Blumenau, afirma que ela sofria violência doméstica
Moradores de Blumenau reclamam sobre falta de vacinas da dengue e idade do público-alvo; veja o que diz secretário de Saúde
Brasil encerra janeiro com mais de 180 mil casos de dengue e 38 mortes