Blumenau confirmou os primeiros seis casos de dengue de 2025. A prefeitura montou nesta quarta-feira (29), um comitê para ações contra doença. O objetivo é seguir executando o plano de combate, que inclui vigilância, controle vetorial e uso de tecnologias para prevenir a proliferação.
Na ocasião, o prefeito Egidio Ferrari assinou o decreto da composição dos membros que farão parte da sala de situação e determinou que a coordenação seja realizada pela vice-prefeita, assessorada pelas secretarias de Promoção da Saúde e Defesa Civil.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, destaca a importância da participação popular no combate à dengue. “Ao adotar medidas preventivas em seus lares, podemos controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, evitar a disseminação da doença e uma nova epidemia.”
O secretário ainda alerta que a dengue é uma doença grave, que pode levar à morte. “Os sintomas mais comuns são febre alta, dores de cabeça e no corpo, além de manchas vermelhas na pele. Por isso, em caso de suspeita de dengue, procure imediatamente uma unidade de saúde”, esclarece.
Prevenção
As medidas de prevenção exigem ações simples, mas de grande impacto. Eliminar água parada de recipientes, evitar o acúmulo de entulho e manter lixeiras e depósitos de água bem vedados são apenas alguns exemplos de cuidados essenciais que devem ser reforçados por todos.
Além disso, cuidados como manter ralos cobertos, tratar piscinas regularmente e limpar locais propensos ao acúmulo de água são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Vacinação
A vacinação contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas unidades de saúde do município. A aplicação é feita em duas doses, com intervalo de três meses, conforme as orientações do Ministério da Saúde.
Denúncia
Os moradores que identificarem possíveis focos do mosquito podem fazer denúncias por meio do Programa de Combate à Dengue. O atendimento é realizado pelo OuvidorSUS, pelo telefone 156 (opção 4) ou (47) 3381-7770, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível registrar a denúncia on-line aqui.
Leia mais notícias
Bombeiros encontram corpo carbonizado dentro de carro em chamas em Indaial
“Vitória para a família catarinense”; Estado proíbe músicas consideradas impróprias nas escolas
Testes rápidos para diagnóstico da dengue chegam em SC; Blumenau ainda não recebeu equipamentos