A Oktoberfest Blumenau vai reforçar ainda mais a vigilância em 2025. A organização planeja ampliar em pelo menos 15% o número de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. Em 2024, foram cerca de 50 equipamentos deste tipo, e este número deve subir para 60 ou mais neste ano. Eles serão instalados dentro da Vila Germânica e nos arredores. Ao todo, o evento contará com mais de 300 câmeras, também um volume maior.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
As novidades serão anunciadas em evento na manhã desta quarta-feira (12) no Frohsinn. Além de um aparato maior de segurança, a prefeitura também lançará, na ocasião, o cartaz oficial da histórica 40ª edição. Pelo menos mais duas novidades devem ser divulgadas, apurou a coluna.
O verdadeiro “Big Brother” montado na central de segurança da Oktoberfest tem mostrado a que veio. Nos últimos anos, a tecnologia de reconhecimento facial ajudou a identificar visitantes com mandados de prisão em aberto, e que acabaram descobertos e detidos após cruzarem as catracas da Vila Germânica. Em outros casos, foram identificados também integrantes de quadrilhas especializadas em furtos de celulares.
O cerco à larapiagem deu resultados. Em 2024, cerca de 580 mil pessoas passaram pela Oktoberfest. Em meio à tanta gente, foram registradas somente 24 ocorrências de furtos de celulares. Destes, 14 foram recuperados e devolvidos aos seus donos.
Continua depois da publicidade
Leia também
Ícone dos lares do Brasil, Bombril pede recuperação judicial
Antes e depois mostra transformação do grande auditório do Teatro Carlos Gomes em Blumenau
Blumenau será palco de lançamento de frente parlamentar da cerveja no Congresso
Projeto antigo, construção de resort em ilha paradisíaca de SC avança para sair do papel