• Home
  • Geral
  • Bar aposta em clássico dos aniversários com recheio ousado para o Comida di Buteco

Bar aposta em clássico dos aniversários com recheio ousado para o Comida di Buteco

A celebração de 25 anos do concurso Comida di Buteco inspirou o Rufus Bar, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, a trazer uma nova versão de um petisco tradicional de aniversário para a disputa. O local, que atrai o público pelas cervejas artesanais, apostou em um prato ousado em busca do primeiro título.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Marcelo Luis Lopes Noll, de 47 anos, proprietário do restaurante, conta que essa é a segunda participação no concurso. O primeiro convite veio acompanhado de dúvidas, mas resultou em uma boa participação do público.

No ano passado, o bar ofereceu três mini-hambúrgueres como petisco participante. Já nesse ano, o prato, que tem chamado a atenção dos clientes, é o “Polvo crocante di buteco”: canudinhos estilo de “aniversário”, recheados com polvo e cream cheese, e acompanhados de um vinagrete de frutas vermelhas.

— Esse ano a gente fez um prato comemorativo aos 25 anos do Comida di Buteco pensando no canudinho de aniversário, né? Que era de criança, fazia com salada de batata, carne moída, e a Liz deu a ideia de ser com um polvo remetendo ao mar, à ilha — explica Marcelo.

Continua depois da publicidade

A criadora do prato é a chefe de cozinha Liziane Marla Demski, de 43 anos. Ela explica que a inspiração veio de um restaurante que visitou em Curitiba (PR). Contudo, equeria criar algo diferente e, por isso, escolheu o polvo como recheio do quitute.

— Eu falei assim, vou colocar um polvo. O que vai combinar com o polvo: o cream cheese. E fiz o vinagrete de frutas vermelhas pra dar um toque contemporâneo — detalha.

Para ela, o amor e carinho colocado em cada prato são o segredo que pode tornar o Rufus Bar campeão na edição deste ano. A intenção é continuar participando do concurso nos próximos anos, atraindo mais movimento para o restaurante.

Marcelo explica que o prato com frutos do mar não agrada a todos os paladares, mas atiça a curiosidade e tem tido uma boa aceitação entre o público que visita o bar durante o Comida di Buteco.

Continua depois da publicidade

— Os frutos do mar não são uma coisa que agrada a todo mundo, mas dá curiosidade, né? Então, claro, uns que nunca comeram polvo vão experimentar, outros vão dizer “nossa, que legal, que maravilha”. Daqui a pouco pode virar até uma festa de criança com um polvinho dentro do canudinho, que é uma receita nova — brinca.

Cerveja e gastronomia

Gaúcho de Novo Hamburgo, a história de Marcelo com Florianópolis começou há 25 anos, com o amigo de infância e sócio, Cássio. Foi ele quem convidou Marcelo para se mudar para a Ilha. O convite foi aceito, seguido de um concurso público, trabalho que manteve até a abertura do Rufus Bar.

Depois de pedir exoneração para se dedicar totalmente ao negócio, Marcelo enfrentou desafios distintos para quem tinha a estabilidade de um concursado, como uma pandemia. Ainda que com o setor bastante impactado, o estabelecimento seguiu firme e conseguiu sobreviver.

O Rufus Bar já funciona há seis anos na Lagoa da Conceição e surgiu a partir da ideia de abrir uma cervejaria, que se expandiu para o bar de cervejas experimentais. Atualmente, são 20 torneiras de chope de diferentes estilos, de produção própria.

Continua depois da publicidade

— A gente começou pensando em abrir um espaço legal, um ambiente bacana e com um preço um pouco mais justo, já que estava ficando um pouco elitizada a cerveja artesanal aqui em Florianópolis — explica Marcelo.

Aos poucos, o Rufus foi acolhido pela Lagoa da Conceição e conquistou clientes de toda a Ilha e de fora dela. Além das cervejas, o cardápio é composto por opções variadas, de prato executivo a hambúrguer, que busca agradar o público da região e com funcionamento o dia todo.

Veja fotos do Rufus Bar

Ficha técnica do restaurante

  • Quando entrou no concurso: 2024
  • Quantas vezes ganhou: nenhuma
  • Nome do prato de 2025: Polvo crocante di buteco
  • Descrição do prato: Canudos recheados com cream cheese e polvo crocante ao alho. Acompanha vinagrete de frutas vermelhas
  • Endereço: Rua Manual Isidoro da Silveira, 655 – Lagoa da conceição

Continua depois da publicidade

O que é Comida di Buteco

No Comida di Buteco, os estabelecimentos oferecem petiscos exclusivos durante um período de tempo, por um preço fixo — neste ano, o valor é de R$ 35. Depois, público e jurados elegem o melhor “buteco” da cidade. O critério principal é a qualidade do petisco, mas a avaliação também considera atendimento, higiene e temperatura da bebida.

Depois dessa, são mais duas etapas: eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor “buteco” do Brasil.

Pratos que participam do concurso neste ano

Leia também

Marinada de cerveja preta com DNA catarinense é o segredo para petisco do Comida di Buteco

Continua depois da publicidade

Bar usa receita da vovó como segredo para conquistar paladar do público no Comida di Buteco

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Caminhão é flagrado com diversas irregularidades durante ocorrência na rua Gustavo Halfpap, em Brusque

Na manhã da terça-feira, 21, uma equipe da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) flagrou…

Deputado estadual Junior Cardoso visita prefeitos de Guabiruba e Botuverá

O deputado estadual Junior Cardoso (PRD) se reuniu nesta segunda-feira, 20, com os prefeitos de…

Oktoberfest de Blumenau inova com sistema wireless de segurança contra incêndios – Misturebas News

Blumenau (SC) – A Oktoberfest 2025, que segue até o dia 26 de outubro no…