• Home
  • Política
  • Autor da PEC do Semipresidencialismo: população não conhece para escolher

Autor da PEC do Semipresidencialismo: população não conhece para escolher

Em entrevista à CNN neste sábado (8), o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), autor da PEC do Semipresidencialismo, disse que o regime só traria benefícios para o regime federal do Brasil.

Quando questionado sobre o argumento da oposição que, ao criticar a proposta, afirma sobre a importância de se fazer um plesbicito, para que a população opine neste debate também, ele disse que a sociedade não conhece a proposta o suficiente.

“Como é que a população pode dizer sim ou não para uma proposta que ela não conhece?”, respondeu.

A PEC foi protocolada pelo deputado na Câmara, nesta última quinta-feira (6). De acordo com o texto, o chefe do Executivo – atualmente na figura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – dividiria o poder com um primeiro-ministro, escolhido a partir de um diálogo com o Congresso Nacional.

O papel do primeiro-ministro seria definir o plano de governo, orientar a administração fiscal, indicar os ministros de Estado, ter controle do Orçamento, além de dar mais autonomia a Câmara.

Atualmente, o Brasil opera no sistema do presidencialismo, adotado desde a Proclamação da República, em 1889 – com exceção do período da ditadura militar. Neste tipo de regime, o presidente assume tanto as funções de chefe de governo, quanto as de chefe de Estado.

O texto de Hauly pede que o novo regime, o semipresidencialismo, seja adotado a partir das eleições de 2030. Ou seja, mesmo que aprovada, a PEC não teria influência na próxima eleição presidencial, em 2026.

Para entrar em vigor, a proposta precisa ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, para depois ser analisada por uma comissão especial.

Depois, o texto segue para o plenário, onde precisará de aprovação de, no mínimo, 308 dos 513 deputados. Posteriormente, é encaminhado ao Senado, onde precisará do apoio de pelo menos 49 dos 81 senadores.

*Com informações de Leticia Martins

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Indaial recebe a 2ª Etapa do Circuito Catarinense de Skate

Nos dias 05 e 06 de julho, a cidade de Indaial/SC será sede da 2ª…

Mais de dez pitbulls são resgatados após serem abandonados em Balneário Camboriú

Mais de dez cães da raça pitbull foram encontrados abandonados em uma área de mata…

O que fazer na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú

A Avenida Atlântica é uma via icônica de Balneário Camboriú, uma das principais cidades turísticas…