atividades, comidas e cidades frias

Período de inverno em Santa Catarina possibilita aproveitar na serra, cidade ou até mesmo no litoral, com climas distintos e atividades para todos os públicos

Flocos de neve em São Joaquim, na Serra catarinense – Foto: Diorgenes Pandini/iShoot/Estadão Conteúdo/ND

É possível dizer que o inverno em Santa Catarina oferece opções para todos os gostos e idades: há como curtir da serra ao litoral, em meio a geadas, chuva, neve ou até mesmo céu azul e sol, apesar das baixas temperaturas.

O inverno em Santa Catarina também é o período de safra de alimentos típicos da cultura do estado. Além de fazerem parte da história de diversas regiões de SC, os alimentos de inverno movimentam a economia, o turismo e convidam o consumidor a conhecer mais de culturas distintas do estado, como a alemã e a açoriana.

Ao mesmo tempo em que possui a cidade mais fria do Brasil, Santa Catarina também convida o público a realizar atividades em temperaturas mais amenas, com trilhas de tirar o fôlego e a possibilidade de observar uma rica vida marinha e selvagem nas praias do estado.

O que fazer durante o inverno em Santa Catarina?

Ecoturismo

Os dias mais frios de inverno são um convite à aventura na natureza para quem gosta de baixas temperaturas. Municípios na serra catarinense como Urubici e Bom Jardim da Serra possuem cânions com vistas de tirar o fôlego no período mais gelado do ano. Já cidades litorâneas como Garopaba, Imbituba e Florianópolis, a capital, têm trilhas e mirantes com percursos mais vazios e tranquilos na baixa temporada.

Vinícola Serra do Sol, em Urubici (SC). Na imagem, há um jardim e uma casa com janelas grandes. O céu tem nuvens e o sol se põe. Imagem ilustra matéria sobre atividades, comidas e cidades mais frias no inverno em Santa Catarina.Fachada da vinícola Serra do Sol, em Urubici – Foto: Vinícola Serra do Sol/Redes Sociais

Observação de animais marinhos

O inverno em Santa Catarina permite, não raramente, a observação de baleias-franca, pinguins-de-Magalhães, golfinhos e até mesmo lobos-marinhos e tartarugas, que costumam aparecer no litoral durante a temporada migratória. É importante manter distância dos animais, não fazer contato físico e, caso estejam debilitados, acionar o socorro local ou o Corpo de Bombeiros.

Imagem aérea de baleias-franca na praia de Itapirubá, em Laguna, litoral sul catarinense. Imagem ilustra matéria sobre atividades, comidas e cidades mais frias no inverno em Santa Catarina.Primeira passagem de baleias-franca por Itapirubá registrada pelo Instituto Australis – Foto: ProFRANCA/Instituto Australis/@institutoaustralis/Instagram

Participar de festejos do boi de mamão com as crianças

A história de um boi que nasce, morre e ressuscita, acompanhado de personagens como a Cabra, a Maricota, o Macaco, o Urso e o Urubu, é parte da cultura açoriana e tem origens que datam ainda de 1930. Em Florianópolis, o boi de mamão é celebrado em 20 de agosto, no auge do inverno, e é considerado patrimônio imaterial da capital catarinense — apesar de também ser celebrado em outros municípios do estado.

Curtir a neve na serra catarinense

Urupema, município com menos de 3 mil habitantes, na serra catarinense, é considerada a cidade mais fria do Brasil. Além da possibilidade de neve, que acontece em média cinco vezes ao ano, Urupema é o lar da Cascata que Congela, uma cachoeira de 13 metros em que a água em queda chega a se transformar em gelo.

Cascata que Congela, na cidade de Urupema, serra catarinense. Imagem ilustra matéria sobre atividades, comidas e cidades mais frias no inverno em Santa Catarina.Cascata que Congela, na cidade de Urupema, serra catarinense – Foto: Divulgação/Portal de Turismo de Urupema

Se esquentar em águas termais

Se você acha que as baixas temperaturas causam desconforto, é possível tomar banhos de inverno em cidades como Santo Amaro da Imperatriz, Tubarão e Gravatal. Águas termais são aquecidas naturalmente pelo calor da terra, têm temperatura média de 38°C e oferecem uma série de benefícios terapêuticos e de relaxamento.

Santa Catarina é um estado referência em turismo termal. Vale destacar que tratamentos com águas termais fazem parte do Centro de Práticas Integrativas e Complementares no município de Santo Amaro da Imperatriz, incorporados ao SUS (Sistema Único de Saúde) da cidade desde 2021.

As cidades mais frias durante o inverno em Santa Catarina

Urupema

Cidade mais gelada do Brasil, a “capital do frio” Urupema está a uma altitude de 1.450 metros do nível do mar e tem temperatura média de 13°C ao longo do ano. Os termômetros da cidade chegaram a registrar -9,4°C em julho de 2019, e não são raros os episódios de geadas (ou até mesmo de neve) no município.

Além de ser o lar de Urupema, Santa Catarina também é o estado de algumas das cidades mais frias do Brasil, tais como:

  • Bom Jardim da Serra
  • São Joaquim da Serra
  • Urubici
  • São Bento do Sul
Neve caindo em Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra. Registro de neve na Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra – Foto: Divulgação/Sérgio Felipe Rodrigues

O que comer no inverno em Santa Catarina

Tainha

Peixe de águas tanto salgadas quanto doces, a tainha tem período de pesca que inicia em maio e finaliza em julho, auge do inverno em Santa Catarina, chegando a bater recorde em 2024 com uma safra de aproximadamente dois milhões de toneladas. O peixe pode ser consumido cozido, grelhado, frito, assado ou recheado, com uma das formas mais tradicionais de consumo sendo a tainha assada na brasa recheada de farofa de camarão.

Além de movimentar a economia local, a pesca da tainha é uma prática cultural que remonta ainda ao século 18 e integra a identidade e cultura dos pescadores catarinenses. Também é possível celebrar essa tradição nas festas da tainha, espalhadas no litoral entre junho e julho.

Pesca de tainha na cidade de Palhoça, na grande Florianópolis. Imagem ilustra matéria sobre atividades, comidas e cidades mais frias no inverno em Santa Catarina.Pesca de tainha na cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis. Período de pesca do peixe vai de maio a julho – Foto: Reprodução/Pinheira Beach Drones/@pinheirabeachdrones/ND

Pinhão

A safra de pinhão — semente da árvore Araucária — é típica do inverno em Santa Catarina, e movimenta a economia e o turismo em diversos festejos que fazem parte da cultura do estado. O pinhão pode ser consumido cozido, assado, inteiro, em farofas, acompanhado com carnes, como base para petiscos ou até mesmo como canjica.

Imagem de pinhão, semente da Araucária.Pinhão é uma das principais comidas no inverno – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

Linguiça Blumenau

Com receita trazida por imigrantes alemães, a linguiça Blumenau não é exclusiva do inverno em Santa Catarina, mas é típica do estado: tem selo de autenticidade que permite sua produção em apenas 16 municípios catarinenses e uma série de normas técnicas que mantém a qualidade do embutido.

O alimento é patrimônio cultural e imaterial do estado e amplamente utilizado em receitas de risotos, farofas, caldos, arroz carreteiro e petiscos, como bolinhos, ou frita e acompanhada de molhos.

Linguiças Blumenau penduradas.Linguiça Blumenau é patrimônio cultural imaterial de SC – Foto: Cidasc/Reprodução ND

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

jogo da Copa SC 2025 em tempo real

Santa Catarina: Marcos; Juninho, Zé Leandro, Adriel, Piauí; Galdino, Negueba, Renan; Caíque, Bruninho, Gui Nascimento.Técnica:…

Dois motoristas são presos por embriaguez ao volante em Itajaí em menos de duas horas

Dois motoristas, um homem e uma mulher, ambos de 29 anos, foram presos em flagrante…

Conexões, histórias e inspirações em Timbó

Timbó se prepara para viver mais uma noite de aprendizado e inspiração. No dia 13…