• Home
  • Geral
  • Até quando vai a onda de calor em SC?

Até quando vai a onda de calor em SC?

Calor intenso em SC é devido á massa de ar quente que atua no Sul do Brasil há alguns dias (Foto: Thiago Ghizoni, Arquivo DC)

A onda de calor que atinge Santa Catarina deve permanecer no Estado até a próxima sexta-feira (7), com temperaturas máximas previstas acima dos 40°C em áreas do Oeste e Litoral Sul, informou a Defesa Civil nesta segunda-feira (3). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem ficar 5°C acima da média durante o período. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O calor intenso em Santa Catarina é devido à  massa de ar quente que atua no Sul do Brasil há alguns dias, diz a Defesa Civil. A condição provoca tardes com temperaturas máximas acima dos 30°C e noites abafadas em todas as regiões do Estado. 

O Inmet emitiu um alerta laranja de calor no último sábado (1°) para Santa Catarina. O nível é de “perigo” para o Estado. 

A combinação de calor e umidade pode favorecer o desenvolvimento de temporais isolados no período da tarde e à noite. As chuvas, segundo a Defesa Civil, não devem afetar uma grande quantidade de municípios, mas podem causar, de forma pontual, alagamentos e enxurradas, especialmente entre a quarta (5) e a quinta-feira (6).

Continua depois da publicidade

Onda de calor SC
Onda de calor deve permanecer em Santa Catarina até sexta-feira (7) (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Veja a previsão para os próximos dias 

O sol e o calor intenso seguem predominando em quase todas as regiões de Santa Catarina nesta terça-feira de Carnaval (4). Nas áreas litorâneas, o dia inicia com maior nebulosidade no litoral e áreas próximas, onde há condições para chuvas ocasionais e de fraca intensidade. Na parte da tarde, as máximas ficam na casa dos 35°C na maioria das áreas e oscilam de 36°C a 38°C, no Oeste e no Litoral Sul. 

O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às altas temperaturas, como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente na população vulnerável. 

Na quarta-feira (5), o tempo segue semelhante aos dias anteriores. Ao longo do dia o sol predomina e o calor se intensifica rapidamente. As máximas ficam entre 30°C e 35°C nas áreas centrais e de Serra, enquanto superam os 35°C no Oeste e Litoral Sul. 

No Extremo Oeste, o dia será com termômetros na casa dos 37°C. O risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso. Na região, o calor e a disponibilidade de umidade favorecem pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, mas o risco é baixo para ocorrências associadas.

Continua depois da publicidade

Na quinta (6) e na sexta-feira (7), seguem as condições de tempo quente e seco no Estado, com predomínio de sol e temperaturas bastante elevadas. Em áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte há condições para chuva fraca no amanhecer e anoitecer, devido à circulação marítima, mas no restante do dia o sol predomina.

Veja as fotos de dias de verão em SC

Recomendações da Defesa Civil 

  • Evite exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado
  • Redobre cuidados com crianças, idosos e animais de estimação
  • Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32°C, especialmente naqueles com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor
  • Não deixe crianças e animais sozinhos nos carros durante qualquer período de tempo 
  • Minimize exposições diretas ao sol
  • Vista roupas folgadas e de cores mais claras
  • Hidrate-se, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos
  • Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão tais como frutas e saladas

Leia mais

Banhistas resgatam tartaruga de espécie com risco de extinção em praia de São Francisco do Sul

Continua depois da publicidade

Veja concursos públicos abertos em SC em março com salários de até R$ 32 mil

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bolsonaro tem melhora progressiva dos exames, diz boletim médico

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde o dia…

Quatro produtos representam mais de 90% das cargas em porto de SC

Quatro produtos dominam a movimentação de cargas do Porto de São Francisco do Sul. O…

de refúgio ambiental a destino turístico

Um dos principais atrativos do parque de SC é a interação com os macacos-prego –…