• Home
  • Política
  • Associação aproveitou agências fechadas para fraudar INSS, diz polícia

Associação aproveitou agências fechadas para fraudar INSS, diz polícia

Uma investigação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Polícia Civil do DF (PCDF) concluiu, ainda em 2021, que a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) aproveitou o fechamento de agências do INSS durante a pandemia de Covid-19 para lucrar com descontos ilegais nos contracheques de aposentados.

A investigação aponta que, no auge das medidas restritivas decorrentes da pandemia, a Conafer promoveu a inclusão de 73.108 novos descontos em benefícios previdenciários, ou seja, aproximadamente 610 novos filiados por dia.

“O total de beneficiários que sofrem descontos da contribuição à Conafer somam inacreditáveis 256.810”, concluiu a Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes.

A polícia destacou, à época, que as autorizações para tais descontos não existem. “Os autores se aproveitaram do fechamento emergencial das agências do INSS, a partir de março de 2020, para robustecer os descontos indevidos, induzindo a subsidiária DATAPREV e o INSS a erro.”

Em 2020, os investigadores pediram para a associação entregar documentos sobre filiação de associados.

A entidade, no entanto, deixou de enviar tais documentos alegando que, em virtude da pandemia, o regime de trabalho escalonado do seu quadro de funcionários prejudicou o atendimento imediato ao solicitado.

No ano seguinte, A PCDF e o MPDFT chegaram a pedir autorização para uma operação contra os investigados, mas a Justiça do DF negou e enviou o processo para a Justiça Federal e para a Polícia Federal, que realizou operação somente no mês passado contra 11 entidades. Entre elas, a Conafer.

Nesta sexta-feira (16), a CNN mostrou que a Conafer, agora alvo da Polícia Federal e da CGU, é a entidade que mais aumentou, em números absolutos, os descontos em aposentadorias e pensões do INSS entre os anos de 2019 e 2024. Saltou de R$ 400 mil para R$ 277 milhões por ano.

A reportagem procurou a Conafer para se manifestar sobre as denúncias, mas não teve retorno.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem trabalhador morre prensado por caminhão em Tijucas

Um jovem de 22 anos morreu prensado por um caminhão da empresa em que trabalhava,…

Deco Batisti será candidato a deputado estadual e pode mudar de partido

O vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, será candidato ao cargo de deputado estadual nas eleições…

Visita de Lula na Indonésia destaca belezas exuberantes

Veja imagem da chegada de Lula na Indonésia – Foto: Divulgação/Palácio do Planato/ND Mais O…