Com o objetivo de fortalecera rede de apoio às famílias de pessoas com autismo na região e promover ações que garantam maior inclusão e qualidade de vida, acontece neste sábado, dia 1º de fevereiro, a Assembleia de Fundação da Associação de Mães e Amigos dos Autistas (AMA) de Benedito Novo. O encontro acontece às 14h30min, no Salão da Comunidade Santa Rosa de Lima, na localidade de Santa Rosa.
A programação inclui a abertura, seguida pela leitura e aprovação do Estatuto Social da associação, além da apresentação e eleição da primeira diretoria. O evento será encerrado com a apresentação de propostas para o futuro da instituição.
A assembleia é aberta à comunidade, sendo uma oportunidade para todos que desejam conhecer mais sobre a iniciativa.
Conheça a chapa da diretoria
Presidente: Janete Pereira Panoch; Vice presidente: Anna Clara Campestrini; Primeira secretária: Márcia Fernandes; Segunda secretária: Maria Cristina Miguel Hennich; Primeira tesoureira: Júlia Naiara Patrício Ferrari; Segunda tesoureira: Cláudia Thurow Grundmann; Diretor social e de eventos: Jairo Panoch e Joni Maciel Grundmann; Conselho fiscal efetivo: Tatiane Isabel Heinert, Marília Oberziner e Rafael Michelson; Conselho fiscal suplente: Neuse Maria Divigilli, Lucimara Grundmann e Giselle Marília Buzzi Kodak.
O início
Segundo Jairo Panoch, membro da comissão organizadora da AMA, a ideia teve início com duas mães, sua esposa Janete Pereira Panoch e Márcia Fernandes, quando receberam o laudo que seus filhos possuíam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e começaram a conversar sobre as dificuldades desta condição.
“As dificuldades de entender, de ser entendida, de conseguir consultas com neuropediatra e as terapias recomendadas. Então chegaram a conclusão para criar um grupo de WhatsApp chamado “Mães e pais de autistas de Benedito Novo”. Fizeram e começaram a divulgar e a partir disso o grupo foi criando forma e força”, completa.
Após alguns meses, aconteceu a primeira roda de conversa, com profissionais convidados e grupo de mães da AMA de Rodeio/Ascurra/Apiúna e comunidade beneditense. “A partir da conversa se plantou uma sementinha, a criação da AMA Benedito Novo, para poder atender às várias famílias atípicas do nosso município”, destacou Panoch.
Depois de dois meses, uma segunda roda de conversa foi organizada, a qual contou com a participação do prefeito eleito Jean Grundmann e de alguns vereadores da nova legislatura. Além disso, o encontro contou com uma das fundadoras da Casa do Autista de Agrolândia, Josiane Silva Reiner, que ajudou na fundação da AMA em Benedito.
Panoch ressaltou que o estatuto social já está pronto, com a chapa da primeira diretoria completa e, no sábado, acontecerá a assembleia para aprovação. “Hoje já temos em torno de 50 pessoas que se cadastraram para serem associados fundadores. A fundação da AMA será um marco histórico para Benedito Novo”.
Sobre a AMA
A associação tem como finalidade promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA em todas as fases da vida, garantindo o pleno exercício da cidadania, através de serviços de habilitação e reabilitação, apoiando a integração social e a defesa de direitos.
Também busca fortalecer a autonomia e os vínculos familiares e comunitários, empoderar as famílias, e promover a inclusão por meio de atividades culturais, esportivas, recreativas e trabalho em parceria com as escolas.
Para o cumprimento de seus objetivos, a associação se propõe especialmente a buscar recursos financeiros para sua manutenção e desenvolvimento por meio de contribuições, doações, acordos de cooperação, subvenções e campanhas. Busca estabelecer parcerias com entidades nacionais ou internacionais, públicas ou privadas, que atuem em áreas assistenciais, científicas e afins.
A entidade visa facilitar o acesso de pessoas TEA a serviços especializados, bem como apoiar programas de formação de profissionais nas áreas de saúde e educação.