• Home
  • Geral
  • Artista de Joinville desenha capa da revista New Yorker, uma das mais importantes do mundo

Artista de Joinville desenha capa da revista New Yorker, uma das mais importantes do mundo

Capa centenária da revista foi desenhada por joinvilense (Foto: Camila Rosa, Arquivo Pessoal)

A ilustração da artista Camila Rosa, de 36 anos, estampa a edição histórica de 100 anos da revista norte-americana The New Yorker, considerada uma das mais importantes do mundo. O desenho da catarinense, natural de Joinville, já circula nas ruas da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Capa da revista The New Yorker foi desenhada por joinvilense

Completando um século de existência em 21 de fevereiro deste ano, a revista possui uma tradição de redesenhar o mascote Eustace Tilley, criado pelo editor de arte Rea Irvin em 1925. Desde 1994, o personagem, um cavalheiro de cartola e monóculo, ganha releituras de artistas e ilustradores nas edições comemorativas. Neste ano, a joinvilense ganhou a oportunidade.

Continua depois da publicidade

Morando em Nova Iorque, Camila revelou ao NSC Total que chegou a desenhar o rascunho para a revista em 2023, mas só foi aprovada em 2025, através de insistência.

— Há dois anos, eu recebi um e-mail sendo convidada para fazer uma possível capa. Fiz um rascunho para os 98 anos da revista, mas não foi para frente. Em 2024, mandei um e-mail, pedindo uma nova oportunidade. Quatro meses depois, pediram para eu finalizar aquele rascunho — conta Camila.

Na época, a artista estava em Joinville, comemorando o Natal com a família, e precisou “correr contra o tempo” para conseguir finalizar.

— Dias depois tive um retorno, ainda era uma possibilidade. Começamos a conversar mais e quando eu voltei para os EUA me contaram que a capa iria sair. Fiquei muito feliz, a revista tem uma importância gigantesca, principalmente para os ilustradores. É um sonho que nunca imaginei possível — disse.

Continua depois da publicidade

A designer brasileira reformulou o mascote Eustace como uma mulher latino-americana. Segundo Camila, a ideia era desenhar uma personagem feminina que representasse os países da América Latina.

— Eu desenhei com um tamanho diferente de corpo, de cor de pele. Queria trazer essa questão da mulher, é tão importante ter uma mulher latina na capa de uma das revistas mais importantes — explica a artista.

A ilustradora, que já fez trabalhos com marcas famosas como a Nike e o banco Itaú, conta que ainda não acredita que o desenho foi utilizado pela The New Yorker.

— Começou a cair a ficha quando eu recebi a revista em casa, olhei e entendi que meu nome estava ali na comemoração de 100 anos. Ainda estou processando, mas é o trabalho mais importante da minha carreira — afirma Camila Rosa.

Continua depois da publicidade

Leia também

Casa histórica que pertenceu a ex-prefeito é demolida no Centro de Joinville

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cepon realiza cirurgias e workshop em SC

O Outubro Rosa 2025 será marcado por uma importante iniciativa do Centro de Pesquisas Oncológicas…

Equipe de handebol de Brusque é vice-campeã sul-brasileira e classifica para a final nacional

Os meninos do handebol Brusque, categoria mirim sub-12, foram vice-campeões sul-brasileiros em torneio disputado em…

Prefeitura de Brusque realiza nova abordagem social a pessoas em situação de rua

Na noite da segunda-feira, 13, a Prefeitura de Brusque realizou mais uma ação integrada de…