A ilustração da artista Camila Rosa, de 36 anos, estampa a edição histórica de 100 anos da revista norte-americana The New Yorker, considerada uma das mais importantes do mundo. O desenho da catarinense, natural de Joinville, já circula nas ruas da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Capa da revista The New Yorker foi desenhada por joinvilense
Completando um século de existência em 21 de fevereiro deste ano, a revista possui uma tradição de redesenhar o mascote Eustace Tilley, criado pelo editor de arte Rea Irvin em 1925. Desde 1994, o personagem, um cavalheiro de cartola e monóculo, ganha releituras de artistas e ilustradores nas edições comemorativas. Neste ano, a joinvilense ganhou a oportunidade.
Continua depois da publicidade
Morando em Nova Iorque, Camila revelou ao NSC Total que chegou a desenhar o rascunho para a revista em 2023, mas só foi aprovada em 2025, através de insistência.
— Há dois anos, eu recebi um e-mail sendo convidada para fazer uma possível capa. Fiz um rascunho para os 98 anos da revista, mas não foi para frente. Em 2024, mandei um e-mail, pedindo uma nova oportunidade. Quatro meses depois, pediram para eu finalizar aquele rascunho — conta Camila.
Na época, a artista estava em Joinville, comemorando o Natal com a família, e precisou “correr contra o tempo” para conseguir finalizar.
— Dias depois tive um retorno, ainda era uma possibilidade. Começamos a conversar mais e quando eu voltei para os EUA me contaram que a capa iria sair. Fiquei muito feliz, a revista tem uma importância gigantesca, principalmente para os ilustradores. É um sonho que nunca imaginei possível — disse.
Continua depois da publicidade
A designer brasileira reformulou o mascote Eustace como uma mulher latino-americana. Segundo Camila, a ideia era desenhar uma personagem feminina que representasse os países da América Latina.
— Eu desenhei com um tamanho diferente de corpo, de cor de pele. Queria trazer essa questão da mulher, é tão importante ter uma mulher latina na capa de uma das revistas mais importantes — explica a artista.
A ilustradora, que já fez trabalhos com marcas famosas como a Nike e o banco Itaú, conta que ainda não acredita que o desenho foi utilizado pela The New Yorker.
— Começou a cair a ficha quando eu recebi a revista em casa, olhei e entendi que meu nome estava ali na comemoração de 100 anos. Ainda estou processando, mas é o trabalho mais importante da minha carreira — afirma Camila Rosa.
Continua depois da publicidade
Leia também
Casa histórica que pertenceu a ex-prefeito é demolida no Centro de Joinville