O verão catarinense está sendo marcado pela forte presença de turistas argentinos, que já representam 22% de todos os visitantes dos balneários do estado nas primeiras duas semanas do ano. O número mais que dobrou em comparação à temporada passada, quando eles correspondiam a apenas 10% do total.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
A pesquisa da Fecomércio SC aponta que os argentinos são a maioria entre os turistas estrangeiros em Santa Catarina, com 81% do total. A desvalorização do real frente ao peso argentino, aliada à alta dos preços em cidades como Mar del Plata, tornou o litoral catarinense ainda mais atrativo para os hermanos.
Gastos maiores e mais voos
Além do aumento no número de turistas, os argentinos também estão gastando mais. O gasto médio dos turistas estrangeiros subiu 37% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 11.532.
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, comparou a atual temporada aos anos 1990, quando a paridade entre o peso e o dólar proporcionava aos argentinos grande poder de compra no Brasil. “Os argentinos voltaram com tudo”, comemorou.
O crescimento da malha aérea também contribuiu para o aumento do turismo estrangeiro. O aeroporto de Florianópolis registrou um aumento de 63% nos voos para essa temporada, com a inclusão de novos destinos internacionais como Portugal e Panamá.
Leia mais
Com dois pênaltis no fim, Criciúma toma virada do São Paulo e está eliminado da Copinha
PRF promove leilão de mais de 300 veículos apreendidos em SC; saiba mais
Período de rematrículas para atividades do Paradesporto em Blumenau abre nesta quinta