• Home
  • Geral
  • Aos 69 anos, morador de Blumenau realiza o sonho de tomar banho de mar por meio do projeto Praia Acessível

Aos 69 anos, morador de Blumenau realiza o sonho de tomar banho de mar por meio do projeto Praia Acessível

BLUMENAU – Morador de Blumenau, seu Ademir levou 69 anos para realizar um sonho. Neste início de 2025, ele finalmente pode tomar o seu primeiro banho de mar nas ondas da praia da Conceição, em Bombinhas. O momento foi possível a partir do projeto “Praia Acessível” do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que disponibiliza cadeiras anfíbias para pessoas com mobilidade reduzida.

Acompanhado por sua irmã Adenita e sua sobrinha Larissa, seu Ademir viveu um dia inesquecível. “Foi muito especial. Já frequentamos essa praia há muitos anos e sempre ouvimos falar das cadeiras anfíbias, mas nunca tínhamos visto por aqui. Quando percebemos que estavam disponíveis, aproveitamos na hora”, contou Adenita, emocionada.

Seu Ademir teve poliomielite aos 3 meses de idade, e atualmente sua irmã é sua tutora. Apesar de algumas limitações, ele demonstra um entusiasmo contagiante diante de novas experiências. “No começo ele ficou um pouco assustado, mas depois adorou! Pra ele, tudo que é novo vira festa”, compartilha a irmã, com um sorriso no rosto.

Projeto Praia Acessível

Desde 2013, o projeto “Praia Acessível” vem transformando vidas e promovendo inclusão nas praias catarinenses. Idealizado pelo CBMSC, ele disponibiliza cadeiras anfíbias gratuitamente para que pessoas com mobilidade reduzida possam aproveitar o banho de mar com conforto e segurança. O serviço é supervisionado por Guarda-Vidas, que garantem a proteção dos banhistas durante a experiência.

Atualmente, cerca de 80 cadeiras estão disponíveis em aproximadamente 60 praias de Santa Catarina, e a consulta sobre a disponibilidade pode ser feita pelo aplicativo “CBMSC Cidadão”. A iniciativa não só proporciona momentos como o de seu Ademir, mas também reforça o poder transformador da inclusão.

“Ver a felicidade dele foi uma alegria imensa para nós. Que mais pessoas possam aproveitar e viver essa experiência tão especial”, conclui Adenita, com esperança de que sonhos, como o de seu irmão, continuem sendo realizados.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Favoritos avançam e semifinais do Amador de Guabiruba são definidas

Os duelos das quartas de final do Campeonato Amador de Futebol de Guabiruba foram realizados…

Mulher é presa ao tentar entrar no presídio de Blumenau com drogas no corpo

Na última quinta-feira, 23, durante a entrada para a visita social no período da tarde,…

Cartórios eleitorais de Brusque passam a funcionar em novo endereço

Os cartórios da 5ª e 86ª Zonas Eleitorais e a Central de Atendimento ao Eleitor…