A costa de 46 anos atrás foi levada em conta para a definição da largura da orla com o alargamento nas praias de Itapoá. A chamada linha base de 1979 será a referência para o engordamento da faixa de areia, a ser realizada com sedimentos a serem retirados do fundo do mar com a dragagem do canal externo da baía da Babitonga. A parceria para a realização das obras de aprofundamento do canal foi assinada na sexta-feira pelos portos de São Francisco do Sul e Itapoá.
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A alimentação artificial das praias, nome técnico do alargamento, vai reestabelecer a linha costeira de 1979. A linha também servirá de referência para os futuros alargamentos, já que as ampliações de faixa têm vida útil. A largura varia conforme o setor da praia e os impactos da erosão costeira. O acréscimo na largura da praia poderá variar entre 30 e 100 metros, com pontos de até 186 metros, conforme projeto.
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O cálculo também adiciona uma metragem “extra” para compensar as perdas de sedimentos durante a acomodação da areia ou mesmo perda nas extremidades. Uma série de outras avaliações, como a densidade de cada local e a manutenção do alargamento, são realizados para o alargamento, com divisão por setores das praias. Os estudos foram anexados no edital das obras, lançado na sexta-feira, com valor máximo de R$ 324 milhões.
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O segmento a ser contemplado em torno de 8 km de extensão, nas praias Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar, com depósito de 6,4 milhões de metros cúbicos de areia, o maior alargamento em volume realizado no País, conforme a prefeitura de Itapoá. A estimativa é de início dos trabalhos no segundo semestre, com dez meses para a execução a partir da ordem de serviço.
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